Arquitectura religiosa, maneirista, tardo-barroco. Capela com fachada antecedida por alpendre, inicialmente apenas com sineira, nave única e capela-mor abobadada. Espacialidade interna postridentina, púlpito de linguagem erudita. Portal e janelas da fachada principal com molduras de gosto tardo-barroco.
Planta longitudinal, composta pela justaposição da nave e da capela-mor, a que se adossa uma galilé e a torre sineira, a poente, anexos vários a N. e a S. da capela-mor e da nave. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas sobre a nave e capela-mor, em coruchéu de 4 águas sobre a torre sineira. Fachada principal virada a poente, rematada por pequeno frontão triangular, com alpendre adossado assente em pilares. Portal axial rematado por frontão em chaveta, com nicho sobreposto com uma estátua em pedra polícroma de Santo Estêvão; dos lados do portal 2 janelas de verga em arco segmentar decorado, a que se sobrepõem painéis de azulejos de inícios do séc. 18, em azul e branco, figurando São Miguel de um lado, as Almas do outro; na base do primeiro uma fiada de azulejos monócromos setecentistas mostra a data incisa de 1663. Do lado esquerdo o volume prismático da torre sineira, rasgada por ventanas para sinos, de verga em arco redondo. No INTERIOR a nave única, rasgada por 2 janelas em cada um dos alçados, é coberta por tecto de 3 planos em madeira. Sobre o portal o coro alto com antepara de madeira estribado em pilares de fuste oitavado. No alçado lateral N. um púlpito de caixa quadrangular assente numa consola em forma de voluta, com antepara constituída por pilares estriados. Um silhar de azulejos de padrão seiscentista, em azul e amarelo sobre branco, rodeia a nave. Sobre o arco triunfal a imagem relevada do padroeiro, em estuque, rodeada por cartela. O arco triunfal semicircular sobre pilares toscanos dá acesso à capela-mor coberta por abóbada de arestas decorada com estuques relevados brancos e dourados. No altar-mor um retábulo tardo-barroco em pedra com frontão em estuque; estípites enquadram um nicho com a imagem do orago.
Materiais
Alvenaria de pedra, rebocada e pintada a branco. Pavimento em madeira e cantaria. Tecto da nave em madeira, cobertura em telha cerâmica.
Observações