Portal de Cidadania

Palácio Nacional de Belém

Palácio Nacional de Belém

O ponto de interesse Palácio Nacional de Belém encontra-se localizado na freguesia de Belém no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, barroca e neoclássica. Edifício central de planta rectangular dividido em cinco corpos cercado por jardins. Antiga quinta de veraneio, transformada em palácio real (resistiu ao terramoto de 1755) formado por diversas construções do século 18 com decorações interiores realizadas no século 19 e 20.

Sensivelmente de planta em L, o núcleo principal organiza-se porém dentro de um rectângulo do qual se destacam em plano e em volume 3 corpos no alçado S., apresentando coberturas autónomas em telhado a 4 águas, sendo a restante construção coberta por telhado a 2 águas. A fachada principal (S.), sobre o jardim de buxo, apresenta 5 corpos, flanqueados por cunhais encimados por pináculos, crescentemente reentrantes da periferia para o centro. Os 2 corpos extremos são assim os mais avançados e formam com os restantes um terraço delimitado por balaustrada e servido por escadarias laterais de um só lanço recto, e em cujo muro de topo se observam 12 painéis de azulejos monócromos. Na fachada E., dando para o Pátio das Damas, animada por 2 ordens de janelas, destaca-se o portal; o alçado O. é servido pelo Pátio dos Bichos, onde se abrem 2 portas que dão acesso à escadaria principal e 3 janelas de sacada e, numa cota mais elevada, abre sobre o denominado Jardim da Cascata. INTERIOR: destaca-se a zona de aparato, que ocupa uma sequência linear de salas desenvolvida ao longo do alçado S. designadamente a Sala das Bicas - grande vestíbulo com pavimento de mármore, tecto apainelado em torno de uma composição alegórica da Flora e silhares de azulejos polícromos setecentistas, observando-se ainda as 2 bicas de mármore, com carrancas de leão sobre pequenos tanques circulares, que deram nome à Sala, e 8 bustos de jaspe sobre plintos, figurando imperadores romanos; a Sala Dourada - ou Salão de Baile - com tecto apainelado figurando uma alegoria central a Sala Império - onde se observam pinturas murais no tecto e sanca, com medalhões ao gosto neo-pompeiano; a Sala Luís XV - com tecto apainelado em cujas quadras dos topos são visíveis 2 escudos armoriados (Braganças e Orléans) e a Capela, de planta rectangular de paredes lisas com lambrim de madeira, retábulo neo-clássico em madeira dourada com pintura de André Reinoso representando A Adoração dos Pastores (em substituição de tela representando a Imaculada Conceição que fora retirada), tecto em abóbada pintada com decoração profusa de enrolamentos e concheados e motivos em "ferronneire" que lembram os do tecto da Sala Dourada. Nas paredes distribuem-se (4 a 4) pinturas sobre pastel da autoria de Paula Rego (1935) representando o "Ciclo da Vida da Virgem Maria e da Paixão de Jesus Cristo. Na área envolvente do palácio há a destacar o Jardim de Buxo (a S. do palácio), de concepção setecentista, constituído por uma esplanada delimitada por balaustrada ornada de estátuas e por alamedas traçadas entre o buxo em torno de 3 pequenos lagos circulares; o Jardim da Cascata (situado a NO.), no qual se observam 3 pavilhões (estufas), rematados na cimalha por balaustrada decorada com vasos e estátuas, sendo o central mais elevado e apresentando, inserida num arco de volta inteira, uma cascata em rotunda ornada por uma estátua de Hércules.

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, mármore, estuque, azulejos.

Observações

*1 - DOF: Palácio Nacional de Belém e todo o conjunto intramuros, nomeadamente o Palácio, os jardins e outras dependências, bem como o Jardim Botânico Tropical, ex - Jardim - Museu Agrícola Tropical.