Portal de Cidadania

Cortinas de Atiradores

Cortinas de Atiradores

O ponto de interesse Cortinas de Atiradores encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cascais e Estoril no municipio de Cascais e no distrito de Lisboa.

Arquitectura militar, barroca. Construção militar no limiar do barroco, integrada nas obras construídas para fortificação da barra do Tejo.

Lanço de muralha, adaptado às condições topográficas formada por blocos de pedra, actualmente com a zona superior um pouco desmantelada.

Materiais

Cantaria calcária

Observações

*1 - Cortinas de atiradores (entre o Forte de Santa Catarina e o Forte do Almesqueiro). Lanço de muralha entre o Forte de Santa Catarina e o de Almesqueiro, integrado na preocupação de total reforço militar de entrada da barra do Tejo, devido às hostilidades com Espanha. As cortinas dos atiradores estendiam-se desde a fortaleza até à muralha que fechava a praia, e nela se distribuia a artilharia.