Portal de Cidadania

Ponte de Pedra em Adoufe

Ponte de Pedra em Adoufe

O ponto de interesse Ponte de Pedra em Adoufe encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã no municipio de Vila Real e no distrito de Vila Real.

Ponte de arquitectura popular, de tabuleiro plano de lajes rectangulares e trapezoidais apoiado em pilares de alvenaria de pedra seca em perpianho de aparelho rusticado.

Ponte lançada sobre o Rio Corgo, possuindo tabuleiro plano sem guardas, com c. de 21m de comprimento e 2,60m de largura, assente sobre pegões e 9 pilares de alvenaria de pedra seca em perpianho, de aparelho rusticado, com cerca de 2,20m de altura. Do lado montante os pilares encontram-se talhados em forma de cunha, simulando talha-mar. O tabuleiro, formado por grandes lajes rectangulares e trapezoidais, encontra-se travado pelo coroamento dos pilares, encaixando na sua última fiada de pedras. Na margem direita conserva-se um troço de várias dezenas de metros de calçada que serpenteia a encosta até à ponte.

Materiais

Estrutura e pavimento de granito.

Observações

O carácter vernacular deste tipo de construção dificulta uma atribuição cronológica segura que só poderá realizar-se com base em documentos escritos que mencionem expressamente a realização da sua obra.