Portal de Cidadania

Solar de Cabanelas

Solar de Cabanelas

O ponto de interesse Solar de Cabanelas encontra-se localizado na freguesia de Bustelo no municipio de Penafiel e no distrito de Porto.

Arquitectura civil privada, barroca. Solar barroco de planta longitudinal com capela adossada e torre ameada.

Casa de planta longitudinal no sentido O. - E. Volume de dois pisos mais um amansardado, com coberturas em telhado de quatro águas. Capela com cobertura de duas águas. Fachada principal orientada a N., constituída pela associação do corpo principal da Casa e a capela na extremidade a E. A estabelecer esta ligação um corpo de dois pisos com uma varanda corrida no 1º piso. A composição do corpo principal ao eixo apresenta uma escadaria de um só lanço ladeadada ao nível do 1º piso por portas de verga recta e janelas de guilhotina no 2º. Sobre o beiral apoia-se o piso amansardado com empena triangular no eixo da escada, marcado apenas por janelas de guilhotina. A fachada principal da capela, de empena triangular cortada, apresenta um portal de verga curva, encimado por duas estreitas volutas. A encimar, uma pequena janela rectangular. Um campanário remata a empena, ladeado por pináculos. Nas traseiras do corpo principal para O. está adossada a torre ameada e encostam-se corpos de cércea mais baixa com pequenas aberturas. O espaço interior apresenta uma enorme sala de entrada com tecto em masseira. No amplo terreiro da entrada desenha-se um enorme jardim de buxo.

Materiais

Paredes de alvenaria de granito rebocada pelo interior e exterior; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; pavimentos interiores em soalho de madeira; tectos de masseira em madeira; guardas da escadaria em ferro.

Observações

A Fonte Armoriada localizada no jardim deste Solar está classificada como VC desde 1977.