Tanques rectangulares de largura e profundidade semelhantes; tanques circulares de pouca profundidade ligados aos receptáculos por entalhe escavado na rocha.
Lagares escavados em afloramentos graníticos em ligeiro declive. O lagar no lugar do Brunhal com tanque rectangular de sensivelmente 2,70 m de comprimento por 35 cm de largura e outro tanto de profundidade, liga-se através de orifício escavado na rocha a tanque circular de, sensivelmente, 1,30 m de diâmetro. Segundo tanque igualmente circular em cota superior ao primeiro, de profundidade reduzida, liga-se a este por entalhe escavado na rocha. Pequena cavidade quadrada, de 30 cm de lado e de fundo, lateral ao pio rectangular. O lagar no lugar do Brunhal de tanque rectangular com sensivelmente 3,25 m de comprimento por 35 cm de largura e profundidade, liga-se através de orifício escavado na rocha a pia circular, irregular com, aproximadamente 1,45 m de diâmetro. Segundo tanque circular em cota superior ao primeiro, de profundidade reduzida, liga-se a este por entalhe escavado na rocha. Pequena cavidade quadrada, com 30 cm de lado e de fundo, entre os dois tanques circulares. Lagar do Pinhal das Martelas de tanque rectangular com aproximadamente 3,90 m de comprimento, com sensivelmente 40 cm de lado e de fundo, liga-se através de orifício escavado na rocha, ao tanque de escoamento de feição quadrada com 95 cm de lado; pia circular e de pouca profundidade em cota superior ao receptáculo, ligados entre si por entalhe escavado na rocha. Pequena cavidade circular entre eles. O lagar da Pedra do Altar, de tipologia idêntica aos anteriores, tanque rectangular ligado a um outro circular através de orifício (desaparecido) *1. Em cota superior a este, um outro tanque circular de pequena profundidade, ligados entre si, por entalhe escavado na rocha. Pequena cavidade quadrada de 35 cm de lado, paralela ao tanque rectangular.
Materiais
Granito.
Observações
*1 Proprietário dos terrenos dos lagares do Brunhal; desconhecem-se os proprietários dos restantes lagares. Existem referências a uma sepultura escavada na rocha junto ao lagar da Pedra do Altar, mas actualmente encontra-se parcialmente tapada com a construção de um palheiro existente em frente ao referido lagar.