Portal de Cidadania

Fonte de São João Baptista

Fonte de São João Baptista

O ponto de interesse Fonte de São João Baptista encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Santiago do Cacém no municipio de Santiago do Cacém e no distrito de Setúbal.

Arquitectura infraestrutural, barroca, popular, vernácula. Obedecendo a uma tipologia que combina os modelos de fonte e de casa de fresco, este edifício constitui uma interpretação popular do formulário do barroco de meados de setecentos, claramente influenciado pela arquitectura religiosa.

Edifício de planta longitudinal antecedido por latada apoiada em colunas de secção circular que assentam em alegretes, de alvenaria, definindo um pequeno arruamento empedrado do qual se desce, por cinco degraus, para a fonte. Massa simples. Cobertura em duas águas revestidas por tijoleira. Alçado principal orientado a N., de um pano definido por pilastras, em que se rasga arco de volta perfeita assente em pilastras e emoldurado, rematado por empena polilobada com nicho em arco de volta perfeita que tem inscrito um registo de azulejos polícromos representando São Jorge. INTERIOR: coberto por abóbada de berço que arranca de cornija, com poiais adossados às paredes laterais, revestidos por lages de pedra, tal como o pavimento, e espaldares revestidos por azulejos de padrão polícromos. Fonte de mergulho com bacia de cantaria, enquadrada por arco de asa de cesto com moldura de cantaria sobrepujada por remate mistilíneo com medalhão circular, ladeado por dois pequenos nichos. O interior do arco é preenchido por um painel de azulejos monócromos de azul e branco figurando São João Baptista. A parede fundeira encontra-se revestida, acima da cornija, por uma composição de azulejos representando Nossa Senhora da Conceição com o Menino, com moldura de motivos vegetalistas, enquanto no registo inferior se divisam, sobre o arco, dois painéis de azulejos com Anjos Turiferários, enquadrados lateralmente por dois registos de azulejos representando São José e Santo António. Na parede do lado direito rasga-se uma pequena janela.

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, arco, tanque, pavimentos e assentos de cantaria, azulejos monócromos de azul e branco e polícromos.

Observações