Arquitectura residencial, renascentista e neoclássica. Palacete de planta rectangular irregular, desenvolvida a partir de pátio central. Fachada principal de dois pisos e de dois corpos, formando ligeiro ângulo sensivelmente a meio, mais elevada que o resto do edifício; é rasgada por vãos rectilíneos, apresentando molduras em cantaria de mármore rematadas por cornija, distribuidos segundo um esquema de simetria quase perfeita desenvolvida a partir de um eixo central assumido, no piso térreo, pelo portal principal sobreposto por loggia de quatro arcos de volta perfeita suportados por colunas toscanas. No piso térreo, no pano esquerdo, rasgam-se três janelas jacentes e, no pano direito, quebrando a simetria, rasgam-se um portal simples ladeado por duas janelas de peitoril, provavelmente resultantes de uma intervenção mais recente. O portal principal acede ao vestíbulo onde se estrutura a escada de acesso ao piso superior, sobre a qual se situa o pátio central; no interior encontram-se pinturas murais características do período de D. Maria I, marmoreados oitocentistas e papel de parede de finais do séc. 18. Embora adoptando uma estrutura clássica, com fachada sóbria e, parcialmente, simétrica, disposta horizontalmente, acompanha e define o arruamento em que está inserida, harmonizando-se de forma equilibrada com o casario envolvente, mas com fachada principal mais elevada criando um efeito cenográfico ocultando a irregularidade da construção.
Planta irregular, composta por dois corpos rectangulares, dispostos longitudinalmente no sentido NO. - SE. em torno de pátio rectangular, com ligeira angulação entre os dois corpos,. Volumes simples, massas dispostas na horizontal com cobertura diferenciada em telhados de duas e quatro águas integrando duas águas-furtadas de verga recta. Fachadas rebocadas e caiadas de branco. Fachada principal a SO., de dois corpos, de dois registos cada definidos pelo rasgamento dos vãos; embasamento pintado a cor ocre; remate em entablamento, com friso pintado na mesma cor no corpo N., sobreposto de cornija moldurada e beirado saliente; no primeiro registo rasgam-se, no sentido N. S., três frestas rectangulares dispostas na horizontal, portal principal de verga recta encimado por friso e cornija, com portadas de madeira almofadada (corpo N.), janelas de peitoril, portal, e janela de peitoril; frestas e janelas são gradeadas molduradas e gradeadas, com molduras pétreas; portais igualmente com molduras pétreas; no 2º registo do corpo N. rasgam-se axiais às frestas três janelas de sacada, suportadas cada por três consolas volutadas, guardas em gradeamento de ferro forjado, com molduras idênticas às do portal principal e caixilharia de madeira, pintada de branco, com bandeira; axial ao portal principal rasga-se loggia de quatro arcos de volta perfeita, sobre colunas toscanas, assentes em murete capeado a cantaria; no corpo S., rasgam-se axiais aos vãos inferiores três janelas de sacada idênticas às do corpo N.. Fachadas laterais parcialmente adossadas, cegas, com remate em beirado saliente. Fachada posterior, disposta em dois registos, rasgada por fenestração regular, tendo no primeiro registo arcaria suportando varanda e escadaria de acesso a ambos os pisos. INTERIOR: O portal principal acede a vestíbulo, com pavimento em amplas lajes de mármore delimitando a zona central em empedrado; escadaria de cantaria, de dois lanços, com balaústre inscrito, com a data "1599", e com corrimão decorado por cabeça antropomórfica e volutas; a escadaria entronca no piso superior no centro da loggia; ainda no piso térreo e correspondendo ao corpo N., ficam a primitiva cavalariça, com cobertura em abóbada de arestas de três tramos, a adega, de planta rectangular, com cobertura em abóbada de berço e uma outra dependência, de planta quadrangular, com cobertura em semi-cúpula abatida; correspondendo ao corpo S., espaço convertido em dois quartos com instalações sanitárias e acesso independente através do jardim. O piso superior organiza-se em torno de pátio central, aberto para as fachadas principal e posterior, formando mezzanino, suportado pela caixa de escada. Nas alas laterais existem salas decoradas com pinturas murais e papel de parede, com ornamentos vegetalistas; coberturas de tectos planos ou de caixotões, igualmente pintados; neste piso localizam-se três quartos com instalações sanitárias, a sala de jantar, a sala de estar, a cozinha e um pequeno oratório de planta rectangular, com altar, cujas paredes são decoradas com pinturas murais de marmoreados.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; molduras e colunas da loggia de cantaria de mármore; pavimentos em lajeado de mármore (rés-do-chão e escadas), em empedrado (pátio do 1º piso) e em madeira (sobrado) e tijoleira nos interiores; estuque e pintura sobre estuque nos paramentos das salas nobres; papel de parede nalgumas salas; grades de ferro; portas e caixilharias de madeira; cobertura de telha de aba e canudo.
Observações
*1 - Na R. António Joaquim de Barros, antiga R. do Chafariz, existiam no final do séc. 16, várias casas contíguas ao Palácio, onde residiram os fidalgos António de Figueiredo e Manuel Toscano.