Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Quinta dos Condes de Paço Vitorino

Quinta dos Condes de Paço Vitorino

O ponto de interesse Quinta dos Condes de Paço Vitorino encontra-se localizado na freguesia de Vilar de Andorinho no municipio de Vila Nova de Gaia e no distrito de Porto.

Casa abastada barroca de planta em U, integrando capela numa das alas, com alçados de dois pisos revelendo a divisão espacial interior e com acesso ao andar nobre por escadaria exterior. Caracteriza-se pela sobriedade e regularidade de linhas e pela horizontalidade das mesmas, reforçadas pelas alpendradas com colunatas que se abrem para o pátio central, e que apenas são interrompidas pela implantação da capela.

Planta composta em U aberto, de volumes articulados horizontalmente com cobertura em telhado de quatro águas. Fachada principal orientada a E., com pilastras nos cunhais e integrando capela na ala N.. No primeiro piso abre-se nas alas laterais arcada de arcos plenos sobre pilares e na central, entre duas portas de verga recta, escadaria de lanços opostos, rematada por volutas e inferiormente aberta, acedendo ao andar nobre, todo ele percorrido por logia de colunelos assentes sobre platibanda. Na fachada posterior anexa-se corpo saliente correspondendo a uma zona de serviço. Também orientada a E., a fachada principal da capela apresenta pilastras nos cunhais, sobrepujadas por urnas sobre plintos, e termina em frontão triangular truncado por vão de sineira. Acede-se ao interior, que conserva retábulo de talha dourada com pinturas sobre madeira, através de pequeno exonártex, exterior à Quinta, uma vez que entre a capela e a ala N. do solar se ergue muro que fecha um terreiro fronteiro. Nele se integra fonte de espaldar com estrutura de retábulo maneirista, com corpo central mais elevado, com nicho e rematado em arco abatido, ladeado por dois outros pequenos nichos; tanque quadrangular. Na fachada posterior, junto à zona de serviço, um pequeno lago circular com uma saída de água colocada centralmente. A organização espacial interior do solar é ainda patente nos dois pisos que o constituem. A Quinta é fechada por dois portões: a E. aquele que dá acesso ao terreiro, correspondendo à fachada principal e a S. um outro que dá igualmente acesso ao terreiro através de uma alameda, cuja marcação é ainda perfeitamente legível.

Materiais

Granito, madeira e talha, telha.

Observações

*1 - Segundo Joaquim Costa Gomes "aquando do inquérito administrativo mandado instaurar pelo Marquês de Pombal em 1756, a Quinta de Baixo era já pertença de José Pinto Monteiro, já possuía a capela actual e todo o mais, tendo transitado, um século depois, possivelmente por venda através do tribunal, para os Calheiros Lobo, Condes de Vitorino das Donas". *2 - Uma notícia publicada no JN de 29 de Agosto de 1997 dá conta do interesse da Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho em proceder à aquisição do imóvel para efeitos de instalação de um equipamento cultural. *3 - O interior do imóvel é praticamente inexistente * 4 - O acesso à capela é extremamente difícil, uma vez que a mesma se encontra fechada por receio dos danos que lhe possam ser infligidos.