Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Marcos Miliários em Arcozelo na Via de Braga a Tuy (série Capela)

Marcos Miliários em Arcozelo na Via de Braga a Tuy (série Capela)

O ponto de interesse Marcos Miliários em Arcozelo na Via de Braga a Tuy (série Capela) encontra-se localizado na freguesia de Arcozelo no municipio de Ponte de Lima e no distrito de Viana do Castelo.

Arquitectura de comunicações e transportes, romana. Marcos miliários romanos erguidos ao longo da via militar de Bracara Augusta, a cidade mais importante do "Conventus Bracaraugustanus", a Austurica, passando por Tuy e Lucus, aberta pelo Imperador Augusto (27 a.C. - 14 d.C.). Maria de Fátima da Silva Melo (1967) dá os marcos nºs 9 e 10 como inéditos.

Dos marcos miliários erigidos junto à via que ia de Braga a Tuy foram detectados 11 dentro do concelho de Ponte de Lima (v. PT011605200001 e PT01160800001), desconhecendo-se actualmente o paradeiro de 2 deles. São monólitos cilíndricos, com diâmetros diferentes, variando a altura de 66 cm. a 2,5 m. Apresentam inscrições, mais ou menos legíveis, algumas vezes acrescentadas, enumerando os títulos honoríficos dos Imperadores a que devem a sua construção, indicando as milhas a que se estava de Braga e, por vezes, dando o numerário da série. O miliário exposto no Museu Etnológico de Belém, em Lisboa, foi cortado ao meio, outro foi cortado por ter sido adaptado a peso de lagar, etc.

Materiais

Granito.

Observações

*1 - Também pertencem às freguesias de Bertiandos, Calvelo, Feitosa, Fornela e Lobruja. *2 - Os marcos, colocados de milha a milha, indicavam ao viadante o número de milhas a que se estava de Bracara Augusta e apresentavam-se-lhe, na sua mole imponente, como homenagem morredoira ao Imperador reinante cujo nome ficava gravado. Este era acompanhado por títulos honoríficos como "Pontifex Maxmius" (nº 1 e nº 5), "Domini Nostri" (nº 5) e "No Bilissimus" (nº 5, 7 e 9), o qual apareceu atribuído pela primeira vez na Península a Deadumeniano (217 - 218) e depois a Máximo (235 - 238), período a que estes 3 pertencem. A enumeração destes outros títulos tornou-se cada vez mais extensa, por vaidade do Imperador ou bajulação dos seus inferiores, levando mesmo à adulteração do significado dos marcos que por vezes marcam a mesma distância (caso dos nº 1 e 2) ou até mesmo à sua eliminação (caso dos nºs 4, 8 e 9). A série de imperadores apontados nos marcos miliários do concelho de Ponte de Lima (Adriano, Caracala, Maximino e Máximo, Constâncio e Constantino), revelando reedificações sucessivas da via, vem provar a notável importância que ela detinha e do seu uso constante. Segundo José Rosa Araújo, a via romana para Tuy devia entrar no Concelho de Ponte de Lima (freguesia de Anais) pelo sítio de Logoeira, iria à Gandra, passaria no talho, Cruzeiro e iria ter ao cruzamento da Sé da Cruz, donde endireitava pela Empregada à Quinta do Baganheiro, já na freguesia de Queijada donde passaria na Ponte Nova. Daí viria ao Cercal (Rebordões) à Silvosa e passaria junto da ermida de S. Brás, pela laje e iria a Santo Amaro. Daí a Gaia (freguesia da Arca) donde havia uma bifurcação: o caminho mais antigo metia à Graciosa, donde vinha ao hospital de São João de Deus ou Quartéis e pela antiga calçada do correio entrava na porta de Braga. O outro caminho viria ao Senhor do Pinheiro. Depois de entrar na vila, a via passava pela ponte romana para a margem direita do rio, indo por Faldejães onde se desviava pelo "caminho das tojeiras". Segue sempre este caminho atravessando a estrada nacional até às "Cancelinhas" onde há uma bifurcação; a via é o caminho da direita que vai ter à Igreja Paroquial de Arcozelo; aqui ultrapassa o rio pela Ponte de Jeira e segue o seu percurso passando por "Coutado", "Borrelho", "Cerdura", "Carvalho Mouco", "Moinho do Folão", deixando aqui de seguir o rio e passando à estrada de Cepões, pela "Ponte do Arco". Daqui a via segue em direcção à freguesia de Labruja passando por "Freita", "Vinhó de Baixo", "Casa Branca", "Eiras" e "Espinheiros"; encontra-se novamente uma bifurcação sendo a via o caminho da esquerda, que vai pela "Portela Pequena", entrando depois no concelho de Paredes de Coura.