Arquitectura religiosa, românica. Capela rural da 2ª fase do românico português onde é evidente uma certa apropriação das formas e temas tradicionais, nomeadamente na adopção da capela-mor quadrangular, de tradição hispânica e na diminuição dos capitéis com decoração de inspiração vegetal. Tipologicamente integra-se na 2ª fase do foco românico do Alto Minho, onde é já nítida uma certa tendência para o gótico, aqui notado especialmente no pórtico axial, com arco apontado e sem tímpano. A fresta da parede testeira da capela-mor tem já uma modinatura gótica. Modificações interiores do séc. 17 em estilo maneirista sendo os retábulos de talha do tipo de "retábulos de edículas". O frontal do altar da capela-mor é de madeira pintada imitando tecidos com motivos florais. Os modilhões, todos eles esculpidos, são muito curiosos e, segundo Manuel Aguiar Barreiros, na sua simbólica está bem patente as alusões morais e satíricas; por exemplo na figura de olhos esbogalhados que deita fora a língua desmedida - a maledicência; a que aperta com força os dedos aos lábios - o segredo; a que junta as mãos suplicantes ao céu - a oração; a que com ar glutão espalma as mãos sobre o estômago - a gula, etc.
Planta longitudinal, composta, de nave única, capela-mor quandragular mais baixa e sacristia adossada no lado esquerdo. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de 2 e 4 águas (na sacristia). Frontespício orientado, terminado em empena, pórtico de arco apontado formado por 3 arquivoltas, sendo a exterior bosantada, sobre impostas lisas, e 2 colunelos adossados nas reintrâncias com capitéis decorados com motivos florais e um outro com 2 caras e uma serpente. É encimado por 4 modilhões e uma fresta larga. Fachadas laterais com portais, de arco pleno, janela no lado S. da capela-mor e fresta de 2 lumes na sua parede testeira. Cornijas sobre modilhões historiados e, a N., um capitel. Sobre o telhado da fachada S uma pequena sineira. Interior simples com 2 altares laterais postos de ângulo, banqueta de pedra e retábulos de talha. Tecto de madeira. Arco triunfal sobre pilastras e capela-mor com retábulo, também de talha, representando "Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos" e "Coroação da Virgem" na parte superior. Cobertura de madeira em masseira.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito aparente; betão; retábulo de talha; pavimento de lajedo; cobertura de telha.
Observações
A capela tem o orago do Espírito Santo. O portal axial foi aberto na espessura da caixa murária que, pela estereometria da pedra, parece ter sido um pouco engrossada na zona quadrangular que o envolve, a qual coincide sensivelmente com os 4 modilhões que encimam o pórtico e que serviam de apoio a um alpendre. A serpente, que surge entre 2 caras num capitel, é um dos animais mais frequentemente representados no nosso românico.