Portal de Cidadania

Estação Ferroviária do Corgo

Estação Ferroviária do Corgo

O ponto de interesse Estação Ferroviária do Corgo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Poiares e Canelas no municipio de Peso da Régua e no distrito de Vila Real.

Estação ferroviária da Linha do Corgo, construído no séc. 20, conservando ainda o edifício de passageiros (EP), o posto de manutenção (oficina de material circulante) e abrigos de agulheiros. O edifício de passageiros tem planta em "L" e as fachadas de um piso, rematadas em cornija betão, rasgadas por vãos de arco abatido, com molduras contracurvas, tendo as janelas peitoril de perfil bojudo, sobre falsas mísulas, característica incomum nas estações da linha. A ligação ferroviária era feita em via estreita a partir desta estação.

Conjunto composto por edifício de passageiros (EP), posto de manutenção ou oficina de material circulante, disposto a sul, junto à linha do Douro, e abrigos de agulheiros, apresentando ainda alguns vestígios complementares, tais como as linhas, principais e secundárias, e aparelhos de mudança de via (AMV, ou agulhas, como são conhecidas na gíria ferroviária). O EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS tem planta em "L", com cobertura em telhado de duas águas, integrando no ângulo sul uma chaminé, e rematadas em beirada simples. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa de massa, remates em cornija de betão e rasgadas por vãos de arco abatido, com molduras de cantaria, superiormente contracurva e as janelas com peitoril convexo sobre falsas mísulas . A fachada principal surge virada a sul, com dois panos, o esquerdo terminado em empena e o direito em empena reta, rasgada por porta entre duas janelas de peitoril, a da esquerda encimada por toponímia relevada, pintada de preto A fachada esquerda, paralela à linha, é rasgada por três janelas de peitoril e a norte, a ala avançada do "L", termina em empena, rasgada por portal encimado por toponímia. INTERIOR: o espaço estava dividido entre áreas de serviço e habitação do chefe de estação. O POSTO DE MANUTENÇÃO OU OFICINA DE MATERIAL CIRCULANTE apresenta planta retangular irregular, composto por vários corpos, os maiores com coberturas em telhados de duas águas e ou menores de uma água. Possui a fachada principal virada a poente.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; faixa em massa; cornija de betão; molduras dos vãos em cantaria de granito; portas e caixilharia de alumínio; vidros simples; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO