Casa de função. Casa do governador. Integra-se nos valores tradicionais da arquitectura portuguesa de estilo Chão, transmitidos pelos engenheiros militares, pelo que, no espaço arquitectónico da composição organizada, denota equilíbrio, limpidez, proporção e simplicidade, numa volumetria de sentido horizontal. Este modelo de edifício viria a inspirar a reconstrução da Câmara de Setúbal no séc. 18.
Planta composta por um elemento longitudinal e outro quadrangular, regular, com coincidência exterior / interior. Volumes articulados com justaposição lateral numa disposição em horizontalidade; cobertura diferenciada em telhado de 3 águas, com mansardas e terraço. Fachada principal orientada a S., com embasamento; 2 pisos sobressaindo no 1º, um nártex *1 formado por 3 arcos em asa de cesto, onde assenta e corre um terraço com balcão em ferraria; à esquerda, 1 pano que termina em pilastra de cunhal, onde se abre um vão de janela; no nártex rasgam-se 3 portas de arco abatido; cobertura em abóbada de arestas, sustentadas por mísulas; pano único no 2º piso onde se rasgam 5 vãos de 2 folhas e bandeira, com cornija horizontal e 2 portas e 3 janelas em alternância; remate da empena em cornija e beirado corridos. Fachada N. que corresponde a volumes diferenciados; a do principal com 1 pano de 2 pisos, diferenciados por 3 vãos de 2 janelas horizontais e um postigo quadrado no 1º piso, e 2 janelas de guilhotina e 2 postigos no 2º; o remate da empena é em cornija e beirado. Fachada do volume mais estreito e mais baixo de 1 pano com 2 janelas horizontais encimadas; remate em empena angular com cornija de coroamento; este volume tem uma fachada a O. com 1 vão de janela horizontal, com cornija de remate igual àquela.
Materiais
Alvenaria, cantaria, ferro, telha.
Observações
*1 - servia de loja de venda de vários produtos. *2 - Cfr. igualmente a documentação referente à Capela de São Sebastião (151203).