Arquitetura religiosa, do séc. 20. Capela de planta retangular e espaço único com cobertura em masseira e uniformemente iluminada por janelas retilíneas rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal em dupla empena, a superior com sineira de volta perfeita, com os vãos rasgados em eixo composto por portal e óculo circular; está protegida por alpendre aberto, sustentado por pilares de cantaria. Fachadas rematadas por cornijas, a lateral esquerda com porta travessa. Interior com retábulo de estrutura maneirista, de planta reta e um eixo.
Planta retangular composta por nave única, antecedida por alpendre e tendo, adossada à fachada posterior, uma sacristia, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três (alpendre) águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorridas por socos de cantaria e rematadas em cornijas. Os vãos são simples, com caixilharias metálicas e vidro martelado. Fachada principal virada a NO., em empena truncada por uma segunda empena angular, bastante elevada relativamente à cobertura, com remate em cruz latina sobre plinto paralelepipédico, onde se rasga sineira em arco de volta perfeita. Sobre os cunhais, pináculos piramidais. É rasgada por portal em arco de volta perfeita e moldura simples, protegido por duas folhas metálicas, encimadas por bandeira, e encimado por óculo circular. Está antecedida por alpendre de madeira, assente em dois pilares e tendo pavimento em lajeado. Fachada lateral esquerda rasgada por porta de verga reta e duas janelas, surgindo, no corpo da sacristia, porta retilínea. Fachada lateral direita com duas janelas no corpo da capela e uma terceira no da sacristia. Fachada posterior em empena simples e cega. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, com teto de masseira assente em palas e cornijas laterais, tudo rebocado e pintado de branco, reforçada por tirante metálico; tem pavimento em soalho. Sobre supedâneo de dois degraus facetados, em madeira, a mesa de altar, paralelepipédica e com frontal ornado por farta fauna e flora, formando sebastos e sanefa com franja. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de branco e azul, de planta reta e um eixo definido por duas colunas de fuste espiralado e o terço inferior ornado por acantos, assentes em plintos paralelepipédicos com as faces pintadas, representando um ostensório e um cálice. Ao centro, nicho de volta perfeita assente em pilastras de fustes almofadados, ladeado por apainelados retilíneos com molduras de óvulos e dardos e de entrelaçados, com falsos drapeados pintados, a abrir em boca de cena, que enquadram mísulas cónicas invertidas. A estrutura remata em friso de acantos, pintado, cornija e frontão semicircular interrompido por querubim. Altar paralelepipédico, pintado de bege, encimado por banqueta almofadada da mesma cor e com predela pintada a representar Santo Bispo e Santo António. No lado da Epístola, porta de acesso à sacristia, contendo armários de madeira.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas da fachada principal, pilares, cornijas, pavimento do alpendre em cantaria de granito; portas de madeira; porta axial em metal; teto e lajes em betão; retábulo de talha pintada; soalho em madeira; telha cerâmica nas coberturas.
Observações