Arquitetura educativa, do séc. 20. Escola primária do projecto-tipo Adães Bermudes, mista, de duas salas, duas residências e dois gabinetes laterais, de planta retangular composta por três volumes principais escalonados, o central mais alto e de dois pisos, destinado à residência dos dois professores, e os laterais com as salas de aula, antecedidas por vestíbulos. O edifício é rasgado, na fachada principal, por vãos em arco abatido no piso inferior, de aduelas calçadas, e pedra de fecho em cantaria, e retilíneos no superior, com moldura na verga e parte superior da ombreira em cantaria de granito, típico da região nortenha, com pedra de fecho fingida e saliente. O corpo central, mais avançado, possui, no piso térreo, duas janelas centrais e duas portas, para individualizar as dependências dos professores, a que correspondem, no superior, quatro janelas, e os panos extremos, com entrada para a sala de aula e um gabinete da professora, também mais avançados, terminam em empena, de friso e cornija sobre falsas mísulas, truncada por sineira. Interiormente, cada sala de aula possui três amplas janelas que permitem a iluminação unilateral do espaço.
Planta retangular irregular, composta por dois corpos retangulares, de um só piso, com um central quadrangular, de dois pisos, em disposição simétrica, e tendo adossado na fachada posterior dois outros corpos retangulares com alpendres fechados. Volumes articulados com coberturas escalonadas em telhados de quatro águas no corpo central, de três águas nos corpos laterais, com cumieiras rematadas por pináculos cerâmicos, e rematados em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e terminadas em cornija de betão. Fachada principal virada a SE., desenvolvida simetricamente em cinco panos escalonados, o central e os dos extremos levemente salientes, rasgada regularmente por vãos em arco abatido no piso inferior e retilíneos no superior, com peitoris de cantaria, e todos com bandeira. O pano central, com dois pisos, divididos por friso de cantaria, é rasgado, ao nível do piso térreo, por duas janelas de peitoril centrais e dois portais laterais, todos de aduelas calçadas, com pedra de fecho saliente em cantaria e parte superior das jambas também em cantaria; no segundo piso, abrem-se quatro janelas de peitoril, sobrepostas às do piso inferior, com molduras de cantaria na parte superior das jambas, percorrendo as bandeiras, com pedra de fecho saliente, e com friso interligando as janelas; sob as janelas centrais surge cartela de granito, moldurada, inscrita. Os corpos intermédios possuem três amplas janelas de peitoril, com molduras semelhantes às do primeiro piso do corpo central. Os panos extremos terminam em empena, de friso e cornija assente em falsas mísulas, truncada por sineira retilínea em cantaria, desnuda, encimada por telheiro rematado por dois pináculos cerâmicos; ao centro, rasga-se portal de arco abatido, com moldura de cantaria e fecho saliente, ornado por motivo geométrico, sendo encimado por cartela de granito retangular e ângulos recortados inscrita. Fachadas laterais semelhantes, escalonadas e cegas; as fachadas do segundo piso do corpo central são rasgadas por três lumes geminados, estreitos e escalonados, com molduras comuns. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco. Pelos corpos extremos acede-se a vestíbulo que conduz às salas de aulas, com pavimento em soalho; sobre o quadro existe imagem do Crucificado.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; placa e cornijas de betão; molduras dos vãos, peitoris, frisos e cartelas em cantaria de granito; portas e caixilharia em madeira ou de alumínio; vidro simples; pavimento em soalho de madeira; cobertura de telha cerâmica.
Observações
*1 - O programa preliminar do projeto estabelecia que: deveriam ser apresentadas peças desenhadas à escala 1/100, memória descritiva e justificativa, medição e orçamentos; era apresentada uma listagem de áreas que contemplava um vestiário, uma ou mais salas de aula, pátio com recreio coberto, habitação do professor e instalações sanitárias; requeria-se dimensões para o máximo de 50 alunos por sala, na razão de 1,25 m2 por aluno, sendo o pé direito de 4 m. a 4,5 m.; os pavimentos, de madeira, teriam de ser elevados de 1,5 m. acima do terreno exterior; quanto à iluminação natural, excluíram-se as entradas de luz pelo teto e exigiam-se janelas retangulares; considerando-se a hipótese de escolas mistas, tornaram-se obrigatoriamente independentes as salas de aulas, os sanitários e as habitações dos professores e as entradas e vestíbulos; nas condições especiais do programa determinava-se que os projetos considerassem três tipos diferentes de edifícios: escolas com uma sala, para cinquenta alunos, e habitação para um professor (só rapazes ou só raparigas); escolas com duas salas para cem alunos (só para rapazes ou só raparigas) com habitação para professor e ajudante; escolas mistas, com duas salas, para cem alunos, com duas habitações para os professores e ajudantes respetivos; como limite para a base orçamental dos edifícios indicava-se 40$000 / aluno, especificando-se que a este preço correspondiam alicerces a 1,50 m. de profundidade; recomendava-se pela primeira vez que cada tipo de edifício viesse a ser construído de acordo com as técnicas e materiais próprias de cada zona do país, considerando-se sete regiões: Minho e Douro, Trás-os-Montes, Beiras, Estremadura, Alentejo, Algarve, Ilhas Adjacentes. *2 - O seu projeto tinha as seguintes características: salas de aula térreas, com três grandes janelas abertas para a fachada principal assegurando boa entrada de luz natural e arejamento suficiente; sanitários bem articulados com a sala, sendo possível o seu acesso circulando pelo recreio coberto; o vestíbulo (nalguns casos adaptado e com utilização diferente) permitia que se organizasse uma zona para cuidados de higiene dos alunos (desparasitação, etc.); casa do professor desenvolvida em dois pisos e sótão, com entradas e janelas sempre sobre a fachada principal; nas escolas com duas salas, a habitação ocupava a parte central do conjunto; o projeto não incluía desenhos de mobiliário escolar, que seria providenciado pelas Câmaras Municipais.