Arquitectura religiosa, vernácula. Capela quinhentista, de planta centralizada, alpendrada, com cobertura homogénea em tecto plano de madeira, tendo púlpito quadrangular exterior. Fachada principal rematada em cornija sobrepujada por sineira axial e rasgada por portal de verga recta, ladeado por janelas quadradas. Interior com retábulo de talha dourada e policromada maneirista.
Planta centralizada quadrangular, com cobertura homogénea, em telhado de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal, em cantaria de granito aparente, percorridas por embasamento e remates em cornija. Fachada principal, virada a N., com empena recta sobrepujada por sineira axial, em arco de volta perfeita, rematada em empena, coroada por cruz; é rasgada por portal de verga recta, ladeado por janelas quadradas, tendo, sobre a verga, a inscrição: "JOÃO ROIZ MADOV FASER / ESTA OBRA ERA 1591". No lado esquerdo, púlpito quadrangular com guarda plena em granito, terminado em rebordo boleado e com acesso pelo lado esquerdo. Fachadas laterais e posterior cegas. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em lajeado de granito irregular, e tecto plano em madeira encerada. A ladear o portal axial, pia de água benta hemisférica, em granito. Na parede testeira, retábulo-mor de talha dourada e policromada de verde e rosa com marmoreados fingidos, de planta recta e um eixo com mísula central enquadrada por três apainelados decorados por ramadas de acantos, sendo flanqueado por colunas coríntias com o terço inferior decorado por motivos fitomórficos e por painéis com enorme rosetão assimétrico; remate em dupla tabela, a inferior flanqueada por pilastras e aletas assimétricas, e a superior, vazada e onde se enquadra tímpano semicircular com concheados, delimitada por quarteirões; altar paralelepipédico, com o frontal pintado a imitar brocados.
Materiais
Paredes em alvenaria e cantaria de granito; portas, janelas, tectos e retábulo em madeira; grade em ferro forjado sobre o muro do alpendre; cobertura em telha de aba e canudo.
Observações