Arquitectura religiosa, seiscentista e do séc. 20. Capela de planta rectangular irregular, composta por um corpo seiscentista, de planta rectangular simples, com cobertura a dois panos, de feitura recente, e sem iluminação directa. Fachada principal em empena, rasgada por portal de verga recta dintelado. Fachadas rematadas por cornija, com cunhais firmados por pináculos piramidais, a lateral esquerda rasgada por porta travessa de verga recta. Interior com retábulo de talha em branco maneirista, de três eixos e remate em tabela. O novo corpo é de planta rectangular com duas alas curvas no topo, contendo o altar-mor.
Planta rectangular irregular composta por dois corpos articulados por um pequeno corpo de ligação, sendo o mais antigo de planta rectangular com cobertura em telhado de duas águas e o mais recente de planta rectangular com corpo posterior curvilíneo e com duas alas laterais, tendo cobertura plana. Fachadas do corpo primitivo em betão com remate em friso saliente e vidro encaixilhado em estrutura metálica pintada de vermelho, sendo as do corpo antigo em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, com cunhais encimados por pináculos piramidais e rematadas em cornija. Fachada principal, virada a O., em empena recta com portal de verga recta, protegido por duas folhas de metal e vidro. As fachadas laterais do corpo mais recente são semelhantes, rasgadas por amplo vão rectangular, seccionado em quadrícula metálica. Fachada lateral esquerda do corpo antigo com porta travessa de verga recta, sendo a oposta cega. Fachada posterior em empena com cruz latina sobre plinto galbado no vértice. INTERIOR do corpo novo com paredes em betão e cobertura em placa do mesmo material, sendo as paredes do corpo antigo rebocadas e pintadas de branco, com cobertura de duas águas, rebocadas e pintadas de branco. Ambos os corpos possuem pavimento em ladrilho cerâmico. No corpo novo, situa-se o altar-mor em cantaria, sobre supedâneo de cinco degraus. Junto a este, o acesso à antiga capela, com portal de verga recta, dintelado, a qual possui retábulo de talha em branco, de planta recta e três eixos definidos por pilastras exteriores e quarteirões internos. Ao centro, um pequeno nicho com a imagem do orago, tendo os eixos laterais apainelados. Remate em friso, cornija e tabela com um painel pintado a representar Deus Pai, flanqueado por quarteirões e aletas. Altar paralelepipédico, com frontal tripartido forrado com três painéis de damasco. No lado da Epístola, um nicho de alfaias. Junto à fachada posterior, uma TORRE sobre plataforma quadrangular de três degraus, onde surge a torre de faces côncavas, interrompida, quase no topo, por varanda balaustrada, com remate em friso, elemento circular e enorme cruz latina metálica. Na face E., um painel relevado, a representar São Jorge, tendo, na base, a inscrição: "FUNDADORES COMISSÃO DE FESTAS DE SÃO JORGE 1992".
Materiais
CORPO ANTIGO com estrutura em cantaria de granito, rebocada e pintada interiormente; portas e retábulo de madeira. CORPO MODERNO com estrutura em betão e vidro encaixilhado em elementos metálicos; altar em cantaria de granito.
Observações