Arquitectura residencial, setecentista ou oitocentista. Quinta implantada em solos com algum declive, com vinha, pomar, pinhal, prados e núcleo construído no seu interior. Casa principal de planta rectangular integrando capela, volumetricamente indiferenciada e apenas marcada pela sineira, com fachadas de dois pisos, rasgadas por vãos rectilíneos, de moldura simples, possuindo portal ao nível do segundo piso precedido por escadaria.
Quinta composta por terreno vedado com vinha, árvores de fruto, pinhal e prados, bem como pela casa com capela, uma outra destinada aos antigos criados da quinta e fontes. CASA: planta rectangular de massa simples e cobertura homogénea em telhado de quatro águas, rematadas em beirada simples e integrando duas chaminés. Fachadas de dois pisos, rebocadas e pintadas de branco, terminadas em cornija de betão. A fachada principal vira-se a S. e possui dois panos, definidos por pequeno ressalto, coroado na cobertura por sineira em arco de volta perfeita, sobre pilares, desnuda, rematada em cornija sobreposta por dois pináculos e cruz central sobre acrotério; é rasgada por vãos rectilíneos de molduras simples, as janelas de peitoril com portadas de madeira, pintadas de verde, abrindo-se ao nível do segundo piso, no extremo esquerdo, porta precedida por escadaria, com guarda plena rebocada e pintada. Frontalmente desenvolve-se pequeno jardim formal, rectangular, com buxos. A NO.. nas imediações da casa, mas numa cota inferior, possui ampla pérgula assente em 24 pilares, com 12 de cada lado, confrontantes. A S., no topo dum talhão, ergue-se casa dos criados, rectangular, composta por dois corpos articulados, com cobertura diferenciada em telhados de duas águas. Junto a esta, existem vestígios no terreno de dois terraços ajardinados e um outro edifício, mais pequeno, com tanque.
Materiais
Estrutura rrebocada e pintada; molduras dos vãos e sineira em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; cobertura de telha.
Observações
EM ESTUDO