Arquitetura religiosa, seiscentista e setecentista. Santuário Cristológico de planta cruciforme, com nave única, transepto saliente e capela-mor, interiormente abobadada e com iluminação axial e bilateral, e possuindo lateralmente galilés e anexos. Fachada principal harmónica, com altas torres de cunhais almofadados, enquadrando pano central de cantaria, rematado em entablamento e balaustrada, dividido em cinco panos por duas ordens de colunas; no pano central abre-se portal de arco geminado encimado por óculo com moldura vegetalista, e, nos laterais, nichos com frontão interrompido. Nas fachadas laterais surgem galilés, com arcos de volta perfeita, interiormente seccionadas em três tramos, cobertos por abóbadas individualizadas, abrindo-se sob o central porta travessa de verga reta e moldura recortada entre pilastras sustentando entablamento. A zona do transepto, anexos e cabeceira é seccionada em vários panos e dois registos, rasgados por janelas de capialço, no inferior, e janelas de perfil curvo, no superior. No interior apresenta dois tramos cobertos por abóbadas polinervadas, coro-alto de cantaria sobre três arcos e dois púlpitos laterais confrontantes, no topo da nave. O transepto, parcialmente revestido a apainelados rococós, apresenta no topo retábulos de talha policroma, de planta reta e três eixos e, lateralmente, retábulos colaterais, de planta convexa. Capela-mor pouco profunda, com vestígios de pinturas policromas na cobertura, revestida a apainelados de talha dourada, com acantos, e retábulo-mor em barroco nacional, de planta côncava e um eixo. Santuário de grandes proporções e riqueza decorativa no contexto transmontano. A presença de mestres galegos e leoneses deverá ter sido preponderante para o desenho da igreja, sendo especialmente interessante a divisão da nave e transepto por arcos diafragmas, com as cantarias decoradas por almofadas côncavas ou sulcos muito pronunciados, o transepto coberto por enormes quartos de esfera nos topos e cúpula cega no cruzeiro, a grande decoração de muita da cantaria, com tratamento bastante volumoso, o desenho e decoração da fachada principal e das galilés, aparentemente filiáveis em modelos ibéricos da transição dos séculos 16 para o 17. Há ainda a referir no interior a grandeza do retábulo-mor ao gosto do barroco nacional, alternando no remate arquivoltas torsas com polilobadas, os retábulos colaterais, da transição do barroco nacional para o joanino, e dos retábulos rococós do topo do transepto, integrando ao centro janelas e sendo envolvidos por apainelados pintados e decorados, que se estendem às trompas das abóbadas. Destacam-se ainda os apainelados circundando os braços do transepto, formando falsos baldaquinos, ornados de caixotões pintados e rematados com lambrequins. O pintor Damião de Bustamente fez-se representar num dos caixotões da sacristia, por si pintados, assinando e indicando os seus 57 anos de idade e, a sua cidade natal, Valladolid.
Planta cruciforme, composta por nave única, transepto saliente e capela-mor, flanqueada por duas torres sineiras quadrangulares, galilés retangulares e sacristia e casa de arrumos retangulares. Coberturas escalonadas em telhados de telha de canudo, de uma água nas galilés, de três no corpo da igreja, rematadas em beirada simples, e de quatro águas nos coruchéus das torres. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco de cantaria e terminadas em frisos múltiplos, friso e cornija. Fachada principal virada a O., com pano central em cantaria de granito, dividido em cinco panos por duas ordens de colunas, assentes em altos plintos paralelepipédicos, almofadados, sendo a primeira ordem maior, dórica e, a segunda, mais pequena, torsa e de capitéis coríntios; as colunas sustentam o remate em entablamento sobreposto por balaustrada de cantaria, com balaústres ornados de elementos vegetalistas, e com acrotérios nos ângulos, decorados de acantos e tendo frontalmente gárgulas de canhão. No pano central, o mais largo, rasga-se portal de arcatura geminada, com moldura almofadada sobre pilastras com almofadas côncavas, encimado por entablamento com friso convexo; superiormente rasga-se amplo óculo circular com moldura decorada por elementos volutados e florões. No topo dos restantes quatro panos, ao nível das colunas torsas, abrem-se nichos longilíneos, em arco de volta perfeita sobre pilastras, interiormente concheados e desnudos, assentes em cornija sustentada por mísulas com elementos fitomórficos, e sobrepujados por frontões de volutas interrompidos por cruz sobre globo. As torres sineiras têm cunhais com pilastras almofadadas e rematam em balaustrada e acrotérios nos cunhais, também almofadados, coroados por pináculos piramidais com bola, possuindo de ângulo gárgulas de canhão canelada; as coberturas são coroadas por cata-ventos de ferro sobre esfera de cantaria. Dividem-se em quatro registos, o primeiro apenas por um friso e, os restantes por entablamentos, abrindo-se no inferior fresta de capialço, nos segundos e terceiros janelas de capialço, e, no último, sineiras em arco de volta perfeita sobre pilastras almofadadas, albergando frontalmente sinos. As fachadas laterais têm seis panos, o primeiro correspondendo à torre, os três seguintes às galilés, dispostas ao longo do corpo da nave, seguidos do pano do transepto e o das dependências anexas. As galilés são abertas por três arcos de volta perfeita, almofadados, de intradorso ornado por almofadas retangulares côncavos, assentes em pilastras de intradorso percorrido por profundos sulcos, separados por pilastras inferiormente escalonadas, coroadas, sobre a cobertura, por pináculos piramidais com bola. Interiormente apresentam três tramos demarcados, comunicantes por arcos, de volta perfeita, de arquivoltas muito profundas, e cobertos por abóbadas polinervadas, com bocetes e fecho central decorados com florões, desenvolvidas sobre friso decorado e cornija bastante avançada, ritmada por mísulas equidistantes. No tramo central abrem-se as portas travessas da igreja, de verga reta e moldura recortada, ladeada por duas pilastras caneladas, sustentando o entablamento, com pináculos piramidais no alinhamento das pilastras; o portal lateral N. é encimado por uma cruz e o lateral S. por um nicho em arco de volta perfeita, interiormente concheado e com mísula para sustentação de imaginária, atualmente inexistente. Nas paredes viradas a E., abrem-se no transepto janela retangular moldurada e gradeada. Os panos do transepto e anexos, separados por contrafortes escalonados sobrepostos por pilastras, coroadas por pináculos piramidais com bola, são semelhantes, dividindo-se em dois registos por duplo friso e cornija, e sendo o segundo rematado por cornija. No primeiro registo abre-se, em cada um dos panos, janela de capialço e, no segundo, três janelas de ângulos curvos, atualmente cegas. A fachada posterior divide-se em três panos igualmente definidos por contrafortes escalonados e pilastras, coroadas por pináculos com bolas, e de dois registos, o primeiro rematado em duplo friso e cornija e o segundo em cornija. No primeiro registo rasgam-se, em cada pano, duas janelas de capialço, à exceção do central, que apenas tem uma, e, no segundo, três janelas de ângulos curvos, cegas. O INTERIOR apresenta as paredes rebocadas e pintadas de branco e pavimento em cantaria de granito. A nave tem dois tramos, separados entre si e do transepto por arcos diafragma, decorados com almofadas côncavas, sobre pilares canelados, de sulcos muito pronunciados, e cobertos por abóbadas polinervadas, com grossas nervuras, de bocetes vegetalistas e largos fechos decorados com motivos vegetalistas, desenvolvidas a partir de cornija ritmada por mísulas equidistantes; o fecho do primeiro tramo é decorado com uma pomba ao centro. Na primeira metade do primeiro tramo surge o coro-alto de cantaria, assente em três arcos, o central deprimido e os laterais de volta perfeita, sobre mísulas decoradas e pilastras de caneluras muito pronunciadas e de terço inferior marcado; remata em entablamento e guarda em balaustrada de cantaria e acrotérios, ornados de acantos, no enfiamento dos quais surge inferiormente falsas mísulas com pingentes. O coro é acedido de ambos os lados por portas de verga reta, a partir das torres. O sub-coro, de três tramos, tem cobertura em abóbada de cruzaria de ogivas assente nas colunas e mísulas. De cada lado da nave, antecedendo o transepto, dispõem-se, num plano sobrelevado e no ângulo das pilastras, dois púlpitos confrontantes, com bacia retangular pintada de acantos, guarda em balaustrada e baldaquino em talha dourada e policroma, inferiormente pintada com acantos e tendo relevada a pomba do Espírito Santo sobre florão. Transepto com o cruzeiro coberto por cúpula cega e, no topo de cada braço, por abóboda em quarto de esfera, assentes sobre pendentes. As paredes E. e os topos dos braços do transepto apresentam retábulos de talha dourada e policroma e são revestidos a apainelados pintados a marmoreados fingidos, a azul e vermelho, com concheados e acantos. A capela-mor, pouco profunda, é coberta por abóbada de berço, pintada com acantos dourados integrados em caixotões, e tem as paredes revestidas a apainelados de talha dourada, com acantos e anjos segurando cartelas, envolvendo os vãos de acesso e janela da sacristia e espaço de arrumos. À parede testeira encosta-se o retábulo-mor, de planta côncava e um eixo, definido por seis pilastras, ornadas de acantos e anjos, assentes em dupla ordem de plintos, e por quatro colunas torsas, ornadas de pâmpanos e anjos, assentes em mísulas com anjos atlantes e plintos paralelepipédicos igualmente com anjos atlantes, que se prolongam no remate da estrutura, adaptada ao perfil da cobertura, de várias arquivoltas, polilobadas e torsas, decoradas de acantos, e unidas por aduelas. Ao centro abre-se tribuna de arco polilobado sobre pilastras ornadas de acantos e anjos, interiormente de perfil curvo, com apainelados de acantos e cobertura em quarto de esfera, igualmente ornada de acantos, e albergando trono expositivo de degraus galbados e retangulares intercalados, encimado por imagem de Jesus Crucificado. Sotobanco com portas de acesso à tribuna, em apainelados de acantos, e banco integrando ao centro sacrário decorado com acantos e vários anjos. A sacristia apresenta teto de caixotões, com molduras em talha dourada, contendo florões nos encontros, e possuindo os painéis pintados com Santos, devidamente identificados com inscrições, constando num deles o pintor Damião de Bustamente, a sua assinatura e a referência à sua cidade natal, Valladolid.
Materiais
Estrutura de cantaria de granito rebocada e pintada; soco, pilastras, pilares, colunas, frisos, cornijas, molduras dos vãos, pináculos, nervuras das abóbadas, bocetes e outros elementos em cantaria de granito; portas de madeira; grades de ferro; pavimento em cantaria de granito; púlpitos, retábulos e apainelados de talha policroma e dourada; cobertura de telha.
Observações