Casa unifamiliar setecentista de planta rectangular simples, rasgada por vãos rectilíneos com molduras recortadas, em massa, compondo elementos decorativos tardo-barrocos. Molduras das janelas com decoração em massa, compondo falsos espaldares e remate em fecho saliente, encimados por cornija. Estas contrastam com os demais vãos da fachada principal.
Planta rectangular simples de volume único e cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beirada simples. Evolui em três pisos, com fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco e modinaturas pintados de bege. Fachada principal, virada a S., com o primeiro e segundo pisos divididos por friso saliente, tendo os cunhais apilastrados e sendo rematada em friso e cornija. Os vãos do piso inferior, na forma de duas portas rectilíneas, possuem modinaturas em cantaria de granito, com plintos na zona inferior, protegidos por duas folhas de madeira. No piso intermédio, duas janelas de peitoril e uma central de sacada, com guarda vazada em ferro, todas elas possuindo molduras de massa pintada de bege, recortadas, formando, cada uma delas, falso tímpano, com fecho saliente, decorado por triglifos, encimado por cornija recta. No terceiro piso, uma sacada corrida com guarda de ferro fundido, para onde abrem duas portas-janelas rectilíneas e com molduras simples em cantaria.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito e tijolo, rebocada e pintada; modinaturas em gesso; caixilharias de alumínio; estores; janelas com vidro simples; guardas em ferro; cobertura em telha.
Observações
*1 - DOF: Construções setecentistas e chafariz do Largo Vinte e Oito de Janeiro; classificação conjunta da Fonte Nova (v. PT041214080015), a Casa no Largo Vinte e Oito de Janeiro, n.º 8-10 (v. PT041214080189), com a Casa no Largo Vinte e Oito de Janeiro, n.º 1-3 (v. PT041214080190) e com o Edifício no Largo Vinte e Oito de Janeiro, n.º 4 (v. PT041214080191).