Arquitectura educativa, do século 20. Escola primária do projecto-tipo Trás-os-Montes, de Rogério de Azevedo, de uma sala, rectangular e vestíbulo disposto em L, tendo o cunhal em chanfro com chaminé saliente e sobrelevada, assente em mísulas. O vestíbulo é rasgado por portal em arco de volta perfeita, de moldura convexa, e a sala de aula por três amplos vãos, interligados por parapeito de cantaria. Na fachada posterior desenvolve-se o recreio coberto, onde se situam os sanitários. No interior tem vestíbulo com comunicação para a sala e para o recreio.
Planta rectangular irregular, composta por corpo frontal de um piso, correspondendo ao vestíbulo e um lateral correspondendo à sala de aula, dispostos em L, desenvolvendo-se na fachada posterior as instalações sanitárias e o recreio coberto, rectangulares. Volumes articulados, de desenvolvimento horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na sala de aula e vestíbulo e de uma no recreio, na continuidade da anterior. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e com faixa a cinzento e terminadas em cornija de betão, sobreposta por beirada simples. Fachada virada a E. de dois panos marcados apenas pelo remate, o esquerdo cego e terminado em empena e o direito em empena recta, de perfil oblíquo e rasgado por vão em arco de volta perfeita, de moldura convexa e chave bastante saliente, interligando-se à cornija do remate, e sobreposta por argola de ferro; o vão acede a nártex rectangular, rasgada frontal e lateralmente por porta em arco de volta perfeita sem moldura. Ladeia o vão mísula de cantaria de granito sustentando o mastro da bandeira, em ferro. Fachada virada a S. rasgada por três amplos vãos rectangulares, de igual dimensão, interligados por parapeito de cantaria, apresentando caixilharia de madeira pintada de castanho. No alinhamento dos vãos, abrem-se inferiormente três frestas jacentes de arejamento. Sensivelmente recuado, as instalações sanitárias são rasgadas por dois vãos rectangulares jacentes, com grelhagem de cimento. No cunhal SE., que forma ligeiro chanfro, surge chaminé saliente e sobrelevada, que arranca ao nível do peitoril das janelas e assenta sobre cornija e quatro mísulas de alvenaria. Fachada posterior terminada em empena nos braços do L e tendo no ângulo interno o recreio coberto, apoiado em pilar quadrangular, prolongado até às instalações sanitárias a SO., sobre as quais surge volume de depósito sobre soco. Sob o recreio coberto, rasga-se a O. porta de verga recta, inserida num vão curvo alteado, de ligação ao vestíbulo, precedida por um degrau, ladeada por janela, rectangular jacente, sem moldura; virada a N., abrem-se duas outras portas, dos sanitários, de verga recta. Pavimento do recreio e sanitários em cimento. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas, vestíbulo lateral com saída para o recreio e comunicação para a sala de aula, soalhadas, com sistema de aquecimento colocado de ângulo.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; placa de betão; peitoril e mísula em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; mastro da bandeira em ferro; pavimento em cimento e madeira; grelhagens em cimento; cobertura em telha.
Observações