Igreja paroquial maneirista, de planta retangular com alpendre, nave única e capela-mor em eixo, com portal enquadrado por pilastras e coroada por frontão entrecortado, e sineira truncando empena. No interior arco triunfal tardo-românico e altares em talha policroma. Arco triunfal tardo-românico com decoração apresentando grandes semelhanças com as características do românico da província de Zamora, e mais particularmente com a Igreja de Puebla de Sanabria. Acesso ao coro-alto através de escada inserta em parede dupla da fachada. Retábulos oitocentistas de nítido sabor popular, ainda que alguns frontais de altar, pintados imitando brocados, revelem maior antiguidade.
Igreja de planta retangular composta de alpendre quadrangular, nave única e capela-mor, rectangulares, em eixo, e sacristia rectangular, adossada do lado esquerdo. Volumes articulados com cobertura em telhados de três águas no alpendre e cobertura única em telhado duas águas para os restantes corpos. Fachadas percorridos por embasamento e cornija, com cunhais salientes encimados por pináculos. Alpendre sustentado por dois colunelos de secção quadrangular com chanfro, com pavimento em lajes irregulares de xisto e cobertura interior forrada em madeira. Fachada principal com pilastras nos cunhais, sobrepujadas por pináculos, tendo remate em empena truncada por sineira de duas ventanas de arco de volta perfeita, encimada por pináculos e cruz de remates trilobados, sobre acrotério ao centro. Portal de vão rectangular, enquadrado por pilastras onde assenta verga recta coroada por frontão entrecortado, sobrepujado por óculo circular já sobre o alpendre. Fachada S. com janelão rectangular, de iluminação do acesso ao coro-alto e porta de verga recta na nave e janelão rectangular na capela-mor. Fachada E. com janela de volta perfeita na capela-mor e janelão rectangular na sacristia. Fachada N. com janelão rectangular na sacristia e óculo quadrilobado no baptistério. Interior rebocado, com rodapé em azul, coro-alto sobre trave de madeira, com balaústres, porta de acesso do lado da Epístola e óculo de iluminação, com escada de madeira, ao centro, para acesso à sineira; sub-coro com pia de água benta à direita e porta do baptistério à esquerda. Colateralmente quatro capelas em arco de volta perfeita, porta de acesso ao coro-alto e ao exterior, à direita, com pia de água benta, e no oposto púlpito de base quadrangular, sobre mísula, com balaústres de madeira, e duas portas para o seu acesso. Pavimento em soalho e tecto estucado, de perfil curvo, assente em cornija. Arco triunfal em arco de volta perfeita, decorado, cerrado por grades da comunhão. Capela-mor rebocada, com rodapé em azul, com janelão rectangular, à direita, e no oposto porta de acesso à sacristia. Altar-mor sobre estrado a que se acede por dois degraus, em pedra, com retábulo de talha policroma, pavimento soalhado e tecto de perfil curvo, sobre cornija, de madeira pintada.
Materiais
Paramentos rebocados e pintados com vãos e cunhais em cantaria, sineira em cantaria, altares em madeira, cobertura interior estucada e em madeira, cobertura exterior e do alpendre em madeira telhada, coro-alto em madeira, pavimentos em lajes graníticas e soalhado, portas de madeira, janelas gradeadas e envidraçadas, alpendre com lajeado de xisto.
Observações