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Deustch Evangelisch Kirche

Deustch Evangelisch Kirche

O ponto de interesse Deustch Evangelisch Kirche encontra-se localizado na freguesia de São Domingos de Benfica no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, do séc. 20. Igreja de planta rectangular, com eixo longitudinal, composta por endonártex, nave única e capela-mor. O acesso faz-se por alpendre. Cobertura interior da nave de madeira em masseira, com barrotes à vista; e em abóbada de berço na capela-mor. A fachada principal remata em empena de duas águas, com triplo beiral. O portal é antecedido por um alpendre elevado com três degraus e cobertura de três águas em telha, de beiral duplo, assente em colunas de secção quadrangular e base saliente. Interior com coro-alto e capela-mor elevada, pouco profunda, antecedida por dois lanços de três degraus, respectivamente. Arco triunfal com perfil de volta perfeita, de moldura lisa. Capela-mor rasgada ao centro por fresta com capialço em forma de cruz latina.

Igreja, de planta rectangular, composta por nave, com cobertura em telhado de duas águas e capela-mor de diminutas dimensões, antecedida por um alpendre, do tipo de três águas, que protege o portal da entrada e sobre o qual se situa um pequeno varandim coberto. Tem o corpo da torre sineira adossado ao seu vértice SE., ao qual encosta o alpendre. Apresenta torre sineira com planta quadrangular e cobertura em telhado de quatro águas. Encostado à torre sineira, a E., desenvolve-se o corpo da casa paroquial, perpendicular ao eixo da igreja. Esta tem planta rectangular e cobertura em telhado de duas águas e beiral duplo. Todas as coberturas são em telha cerâmica do tipo Lusa, sendo os beirais em telha tradicional. São visíveis quatro chaminés de ventilação na cobertura da igreja e uma de ventilação e outra, de maiores dimensões, de exaustão de fumos na cobertura da casa paroquial. As fachadas são rebocadas e pintadas de bege, sendo os pilares do alpendre e a molduras dos vãos em cantaria aparente. As fachadas são pontuadas por alguns elementos em cantaria aparente, funcionando como elementos decorativos. A fachada principal da igreja, remata em empena, delimitada superiormente por um beiral triplo, com cruz metálica no vértice. O portal é simples, ligeiramente chanfrado, em arco abatido, preenchido por uma porta com duas folhas de madeira almofadadas, situa-se numa plataforma elevada por três degraus relativamente ao pátio frontal em calçada de vidraço. O alpendre está apoiado em quatro pilares assentes sobre plintos altos e salientes. O varandim é acedido por uma porta em arco abatido, com duas folhas em reixas de madeira, na fachada principal da igreja, e uma porta de madeira de duas folhas almofadadas na fachada adjacente da torre, sendo a cobertura em estrutura de madeira, apoiada num prumo metálico e com a guarda, também metálica, sobre murete. A torre eleva-se acima do corpo da igreja, apresentando pequenas frestas alinhadas a eixo, com um vão sineiro em cada face, correspondendo a uma janela de varandim larga, guarnecida por caixilharias metálicas fixas com rede. O varandim é protegido por uma grade metálica assente numa consola em cantaria sobre três mísulas. A fachada lateral esquerda apresenta seis vãos, sendo quatro rasgos verticais capialçados que ocupam quase toda a altura da fachada e dois sobrepostos, rematados em arco de volta perfeita. A fachada posterior é cega. A fachada lateral direita é idêntica à esquerda. A casa paroquial desenvolve-se em dois pisos mais cave, e tem, ao nível do piso superior, um alpendre na fachada norte. INTERIOR despojado, quase austero, rebocado e pintado de branco, com pavimento em mosaico cerâmico na nave e em mármore na capela-mor e na plataforma que a antecede. A plataforma encontra-se sobrelevada três degraus e a capela-mor outros três. A capela-mor é estreita, pouco profunda e coberta em abóbada de berço. É ladeada por compartimentos, acessíveis por uma porta de cada lado. A simbologia religiosa é reduzida ao essencial, manifestado exclusivamente por uma grande cruz de madeira ao centro do pano de fundo, enquadrada por um nicho capialçado do seu formato, que a envolve e ilumina. Junto à plataforma intermédia, ao centro, há um atril, com base em mármore e gradeamento. Sobre a entrada situa-se o coro-alto, onde se encontra o órgão Peter. O coro está protegido por uma guarda em madeira, que acompanha o seu contorno. O tecto da nave é de madeira em masseira, com barrotes à vista. A iluminação natural proporcionada pelos doze vãos, cria um ambiente com diferentes tonalidades através da utilização de vidros policromos.

Materiais

Observações

*1 - fundação do primeiro cemitério público de Lisboa pela Igreja Evangélica Alemã, dois anos antes da abertura do cemitério dos Prazeres (v. PT031106261110). *2 - o arquitecto Otto Bartning foi, juntamente com Walter Gropius, um dos mentores do programa artístico e conceptual da Bauhaus