Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Morábito de São Pedro

Morábito de São Pedro

O ponto de interesse Morábito de São Pedro encontra-se localizado na freguesia de Alvor no municipio de Portimão e no distrito de Faro.

Morábito islâmico, de planta quadrada com cobertura em domo de hipotética fundação almorávida, juntamente com outros dois morábitos existentes na freguesia, o Morábito de São João (v. PT050811010058) e o Morábito anexo à Igreja Matriz (v. PT050811010059), provavelmente re-edificados no período manuelino *2, como atesta neste último a decoração da ombreira com motivo idêntico aos que decoram inúmeras bases e ombreiras de portais manuelinos. Integra, juntamente com o Morábito de São João (v. PT050811010058), com o Morábito anexo à Igreja Matriz (v. PT050811010059), ambos em Alvor, com o Morábito da Trafaria, no Distrito de Setúbal (v. PT031503050142) e com o arruinado Morábito do Cercal, no Concelho de Cadaval, Lisboa (v. PT031104030005), um conjunto raro de morábitos islâmicos, posteriormente cristianizados.

Planta composta por dois corpos, o principal quadrado com cobertura em domo e lanternim, o segundo mais baixo e pequeno, retangular, disposto paralelamente ao alçado posterior S.; alçados e domos rebocados e caiados, com remate em cornija envolvente, de perfil simples reto; fachada principal, a S., de pano único, rasgado ao centro por portal de molduras pétreas, em arco de volta perfeita, de dois saiméis e chave, sobre pilastras de 2 blocos, munidas de bases e capitéis, simples retangulares; alçados laterais cegos, de pano único; alçado posterior tendo adossado pequeno corpo, estreito, com cobertura em meio domo; nos vértices de ambos os corpos, pináculos retangulares, dispostos na vertical, rematados por cornija dupla cobertos por pequenos domos os pináculos do corpo mais baixo têm domos apontados *1; lanternim rasgado por 4 pequenos lumes, remate em cornija circular e cobertura em domo idênticos à dos pináculos. INTERIOR: espaço único, com alçados caiados, cegos; a S. meia cúpula sobre pendentes e nicho central de volta perfeita, correspondendo possívelmente ao primitivo mirhab.

Materiais

Cantaria, alvenaria, madeira em portas e caixilhos.

Observações

1* - antes das obras de restauro, o pináculo direito deste corpo não existia; *2 - é provável igualmente a edificação mais tardia dos morábitos, já no Séc. 16, por comunidades mudejares.