Casa do séc. 20 implantado em zona de forte declive, possuindo de dois a quatro pisos, os superiores destinados ao proprietário e os inferiores arrendados, de planta rectangular simples e volume único, com mansarda virada à fachada principal, formada por dois vãos em arco de volta perfeita. Fachada principal com vãos em arco abatido e molduras recortadas, possuindo uma bífora no piso inferior, em arco de volta perfeita e janela de sacada no piso superior, sublinhada por friso em arco de volta perfeita. A fachada posterior mostra uma alternância de vãos entre os rectilíneos, no piso inferior e no superior, surgindo arcos apontados no terceiro piso, sendo os superiores marcados por sacadas corridas.
Planta rectangular simples, de volume único, evoluindo na vertical, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, uma delas com ampla mansarda em empena, rasgada por bífora em arcos de volta perfeita, sublinhada por cornija angular. Fachadas de dois e quatro pisos, definidos por frisos de cantaria, adaptando-se ao declive do terreno, os pisos inferiores da fachada posterior com acesso próprio e destinando-se a arrendamento, revestida a tijolo cerâmico bege, percorrida por embasamento de cantaria, flanqueada por pilastras toscanas colossais e rematada em friso, cornija e beirada simples. Fachada principal, virada a O., evoluindo em dois pisos, o inferior rasgado por porta em arco abatido com moldura de cantaria recortada, protegido por duas folhas de madeira almofadadas, encimada por bandeira, ladeada por janela de peitoril, com moldura recortada e bandeira, surgindo, no extremo esquerdo, bífora formando arco de volta perfeita, com vidros coloridos e protegido por portadas exteriores em madeira pintada de castanho. O segundo piso possui duas janelas de peitoril em arco abatido e moldura recortada, com o peitoril protegido por grades metálicas vazadas, formando corações invertidos, tendo, no extremo esquerdo, janela de sacada, com bacia de cantaria e guarda em ferro fundido vazado, para onde abrem duas janelas em arco angular, sublinhadas por friso em volta perfeita. Os vãos possuem caixilharias de madeira pintadas de branco e vidros simples. Fachada posterior com o piso inferior marcado por duas portas de verga recta e moldura simples em cantaria, ladeado por uma janela de peitoril, uma antiga porta, a da esquerda com duas folhas de madeira e postigo envidraçado protegido por grades, dando acesso às escadas, as demais com duas folhas metálicas castanhas e bandeira de vidro martelado, correspondendo a loja. No piso imediato, três janelas de peitoril com molduras recortadas e pequena guarda metálica pintada de branco, com os vãos protegidos em caixilharia de alumínio e estores. Os dois pisos superiores correspondem à zona nobre, ambos marcados por cornija, a do terceiro piso a sustentar sacada corrida, com bacia de cantaria e guarda metálica, formando pequenos corações, para onde abrem três portas-janelas em arco apontado, de molduras simples, com duas folhas, bandeira e estore. O piso superior possui sacada corrida semelhante, para onde abrem três portas-janelas rectilíneas, protegidas por estores. As sacadas possuem papagaios divisórios. INTERIOR não observado.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito e tijolo, revestido a tijolo cerâmico; modinaturas, frisos, pilastras, cornijas, sacadas em cantaria de granito; portas, portadas e caixilharias da fachada principal em madeira; portas em chapa metálica; guardas em ferro fundido; caixilharias de alumínio e vidro simples; vidro colorido na bífora; coberturas em telha.
Observações