Arquitectura, do séc. 20. Edifício de planta rectangular irregular, possuindo vários ressaltos nas fachadas, criando ângulos, sendo estas divididas em vários panos por frisos de cantaria, onde se rasgam amplos vãos rectilíneos. Acesso por amplo portão de verga recta, que leva a um vestíbulo e às escadas para o piso superior.
Núcleo edificado composto por dois corpos, o posterior de feitura mais recente, dispostos em zona de declive acentuado. O CORPO PRINCIPAL é de planta rectangular irregular, formando dois ressaltos na fachada principal, na lateral direita e na posterior, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Fachada principal virada a S., com dois panos, o do lado direito, criando um amplo ressalto. O do lado esquerdo encotra-se bipartido, um dos lados com três pisos e outro com dois, o primeiro, rebocado e pintado de branco, dividido em oito panos por frisos de cantaria, dando lugar a oito janelas em cada um dos pisos superiores e a seis no inferior, tendo, no lado direito, uma porta de verga recta, com acesso por rampa e guarda metálica. O pano do lado direito é percorrido por alto embasamento em cantaria, surgindo um ressalto e os dois pisos que constituem o imóvel, com acesso por dois lanços de escadas de calcário, o segundo possuindo um corrimão central metálico, os quais levam ao acesso principal formado por duas amplas portas rectilíneas, protegidas por três folhas de alumínio e vidro simples. Divide-se em 29 panos divididos por frisos de cantaria, o do lado esquerdo mais amplo, dando origem a uma zona rebocada e pintada de branco e a um painel de azulejo, representando o mar, um farol, um barco e, no topo, uma rosa dos ventos. Os demais possuem os panos de muro rebocados e pintados de rosa escuro, possuindo, em cada piso, um ampla janela rectilínea, com caixilharia de alumínio. No ângulo formado pelos dois panos principais, surgem dois panos, o do lado esquerdo rasgado por sete janelas, com molduras de cantaria e, as do piso inferior, com bandeira, sendo o do lado direito em vidro. Fachada lateral esquerda adossada a edifício, sendo a lateral direita, virada a E., marcada por dois panos, o do lado direito em ressalto, rebocados e pintados de rosa escuro, divididos em panos por frisos de cantaria, possuindo, em cada um deles, um eixo de janelas. INTERIOR com amplo vestíbulo, que acede a um corredor central, para onde abrem várias dependências e onde se encontram escadas de ligação ao piso superior. O EDIFÍCIO na zona posterior é amplo, de planta rectangular simples, com cobertura de betão a duas águas, com as fachadas rebocadas e pintadas de branco e castanho, rasgadas irregularmente por vãos rectilíneos.
Materiais
Estrutura em alvenaria de tijolo e betão, rebocada e pintada; frisos, modinaturas, escadas, muros em cantaria; janelas com caixilharias de alumínio e vidro simples; coberturas exteriores em telha; painel de azulejo.
Observações