Arquitectura comercial, do séc. 20 e elementos decorativos Arte Nova. Quiosque de planta hexagonal, com estrutura em metal e remate em cúpula hexagonal metálica, assente em duplo friso e pequena pala, com balcão de pedra mármore, possuindo seis janelas de venda, uma delas formando simultaneamente a porta de acesso. As janelas são protegidas por aba corrida a uma água, sustentada por elementos metálicos, em consola.
Planta hexagonal, com estrutura metálica, pintada de verde e branco, com remate em falsa cupulim oitavado, encimado por pináculo pontiagudo e assente em duplo friso, separado por pequena pala. A zona inferior é formada por seis apainelados, um deles correspondente à porta de acesso, pintados de branco e com elementos estilizados a verde, flanqueados por pilares em ângulo, assentes em cubo e ornados por elementos vegetalistas, constituindo o caule de uma flor de cinco pétalas; nesta estrutura, assenta o balcão em pedra mármore; para o balcão abrem as janelas de venda, flanqueadas por pilares simples, que se unem ao balcão por elemento em ferro, encontrando-se protegidas por estores de correr, também pintados de verde. Encontram-se protegidos por aba corrida metálica, formando seis águas, sustentada por elementos em ferro, formando enrolamentos e caules de folhagem onde assentam os antigos suportes de iluminação.
Materiais
Estrutura em metal e balcão em mármore.
Observações
*1 DOF: Zona Especial de Proteção conjunta aos imóveis: Museu Nacional de Arte Antiga, Igreja de São Francisco de Paula, Túmulo da rainha D. Maria Vitória, Palácio do conde de Óbidos, Chafariz das Janelas Verdes, Teatro da Casa da Comédia, Edifício da rua das Janelas Verdes n.º 78 - 78, Cinema Cinearte, Chafariz da Esperança, Convento das Trinas, Casa de António Sérgio, Palacete do viscondes e condes dos Olivais e da Penha Longa, Troço do do Aqueduto das Águas Livres, Abadia de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo.