Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Quartel do Comando Militar Elvas

Quartel do Comando Militar Elvas

O ponto de interesse Quartel do Comando Militar Elvas encontra-se localizado na freguesia de Caia no municipio de Elvas e no distrito de Portalegre.

Casa com núcleo fundacional construído no séc. 15 / 16, de que subsiste ala com contrafortes em esbarro e portais no piso térreo em arco apontado, um deles de dupla arquivolta, ampliada nos séculos subsequentes, nomeadamente no séc. 19, altura em que recebeu pedra de armas, e no séc. 20, resultante num imóvel de planta em U irregular, composto por vários corpos. A sua planimetria é documentada em planta desde 1819, tendo sido ocupada pelo Comando Militar Elvas em meados do séc. 20. A fachada principal, formando curva e possivelmente resultante da reforma do séc. 19 / 20, possui dois pisos, terminados em friso, cornija e platibanda plena, e é rasgada por janelas de peitoril ou de varandim e por portal biselado, com aduelas em cunha. Os corpos virados a nascente datam de épocas diferentes, o da esquerda com eixo de vãos, tendo a janela do piso intermédio decoração em aletas de estuque relevado, e o corpo da direita, mais antigo, posteriormente alteado e, no séc. 20, ampliado para norte.

Planta poligonal composta por vários corpos articulados, formando quase um U irregular, com coberturas diferenciadas em telhados de uma e duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas de dois ou três pisos, rebocadas e pintadas de ocre ou, na posterior, de branco, com os vãos retilíneos, com molduras de massa, pintadas de branco, ou de cantaria, atualmente entaipados. A fachada principal, virada a sul, é formada por dois corpos, o principal, com ligeira curva, definido por falsas pilastras pintadas de branco e remate em friso de massa, cornija e platibanda plena, almofadada, com falsos acrotérios nos cunhais. É rasgado, no piso térreo, por portal largo, de garagem, janela de peitoril e portal principal, de moldura em cantaria, biselada e com aduelas em cunha e, no segundo piso, por quatro janelas de peitoril, as do lado direito com moldura de cantaria terminada em cornija, e uma janela de varandim, com guarda em ferro. Em plano descentrado existe brasão de família. O corpo secundário, disposto perpendicularmente à direita, é mais baixo, rasgado por três janelas de peitoril, uma delas junto ao solo, tendo o ângulo cortado. A fachada lateral virada a nascente possui dois corpos, de três pisos, terminados em friso e cornija, integrando gárgulas. O corpo esquerdo tem cunhais de alvenaria a imitar cantaria, e é rasgado por eixo de vãos, formado por porta, janela de peitoril, tendo pano de peito decorado com aletas em estuque relevado, criando falso avental, e sobreporta com aletas entrelaçadas, e janela de varandim, com guarda em ferro. O pano direito, mais largo e sensivelmente recuado, apresenta dois contrafortes de esbarro e dois portais de arco apontado, um deles de duas arquivoltas e o outro entaipado; nos dois outros pisos superiores, abre-se uma janela de peitoril central, a do último piso, rematada em cornija; à direita, abrem-se vãos sem moldura, num ritmo desigual. A fachada posterior das alas apresenta grande irregularidade de fenestração, possuindo chaminé encostada à empena do corpo sul e escada com balcão de acesso ao corpo disposto a poente. No INTERIOR, o vestíbulo possui silhar de azulejos azuis e brancos e escada para o piso superior.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista rebocada e pintada; molduras dos vãos em alvenaria pintada ou cantaria; portas de madeira ou de ferro; brasão de cantaria; guardas e grades em ferro; decoração em estuque; silhares de azulejos no interior; cobertura de telha.

Observações