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Convento de Santa Clara

Convento de Santa Clara

O ponto de interesse Convento de Santa Clara encontra-se localizado na freguesia de Caia no municipio de Elvas e no distrito de Portalegre.

Arquitetura religiosa, renascentista, barroca.Convento de Clarissas Xabreganas, de linhas simples, arco triunfal de volta perfeita e cobertura com abóbada de canhão na linha da arquitectura renascentista. Retábulo lateral com frontão contracurvado, sanefa, volutas e cabeças de anjos, elementos da estética barroca. O revestimento azulejar das paredes da nave e da capela-mor, bem integrado no espaço arquitectónico. É o único edifício que resta do primitivo Convento das Freiras Xabreganas de Santa Clara. Tipologia do ossário.

Planta composta por coro, nave única e capela-mor. Volumes articulados dispostos horizontalmente; cobertura exterior com telhado de duas águas. Fachada principal orientada a O. separados pela articulação dos volumes, os dois primeiros panos da esquerda são lisos, têm embasamento pintado de amarelo claro e remate com cornija; o pano da direita, mais extenso que os anteriores tem embasamento pintado de amarelo claro e duas portas idênticas, a da esquerda com degrau, ambas com moldura de mármore, frontão interrompido com cruz ao centro e pináculos laterais, remate com frontão curvo de alvenaria com painel de azulejos polícromos representando a Virgem e o Menino emoldurado por círculo de estuque pintado de amarelo claro. As restantes fachadas são adossadas às dependências do Convento. Articulação exterior-interior desnivelada. INTERIOR: Coro-alto assente sobre paredes de alvenaria com porta de ambos os lados. Coro-baixo de planta rectangular; parede fundeira com lambril de azulejos da padrão azuis e amarelos e entradas de luz com vidro pintado, em forma de cruz do lado da Epístola, em linha recta do lado do Evangelho; parede da Epístola com lambril dos mesmos azulejos e nicho de forma irregular com moldura de madeira; parede do Evangelho idêntica à do lado oposto, sem nicho e com dois padrões de azulejos; parede fronteira tem lambril de azulejos, um nicho de arco de volta perfeita e moldura de madeira de cada lado, porta de madeira de dois batentes que se abre para dois degraus de mármore e grade de ferro que possibilita o acesso à nave. Nave de planta rectangular. Parede fundeira com dois registos separados por moldura de mármore branco, o inferior com moldura de mármore branco à volta do vão e parede preenchida com dois padrões de azulejos azuis a amarelos de tapete e respectivos frisos; registo superior com três vãos fechados com grade de ferro intercalados por pilastras de mármore branco, remate com sanca e óculo de iluminação junto à cobertura. Parede da Epístola revestido revestido com dois padrões de azulejos de tapete azuis e amarelos e respectivos frisos a fazer o emolduramento dos vãos, junto à parede fundeira porta para o púlpito, segue-se púlpito semi-circular com balaustrada de mármore branco e moldura da porta da mesma pedra, vão aberto por arco de volta perfeita de mármore ocupado por retábulo barroco de mármore branco e preto com camarim central ladeado por colunas com capitéis coríntios que suportam o entablamento com frontão contracurvado e sanefa, arco cego revestido de azulejos junto à ilharga. Parede do Evangelho com revestimento idêntico ao do lado oposto e pia de água benta de mármore branco adossada à parede; é rasgada por três vãos: porta com moldura de mármore branco dando acesso ao coro-alto e duas portas com batentes de madeira que protegem os vãos de acesso ao exterior, junto à ilharga arco cego semelhante ao do lado da Epístola. Cobertura da nave com abóbada de volta perfeita em alvenaria; pavimento de tijoleira. Arco triunfal de volta perfeita de pedra granítica apoiado sobre colunas rematadas por cornija. Capela-mor rectangular; parede da Epístola com porta para sacristia e óculo junto à sanca, paredes revestidas por azulejos de padrão azuis e brancos onde se integram dois painéis de albarradas com as armas dos Britos representadas nas jarras, ladeados por pássaros e frisos azulejares nos emolduramentos dos vãos; a parede do Evangelho com decoração semelhante à do pano oposto, e ossário epigrafado, que contem ossos de pai, mãe e irmão de Rui de Brito, em mármore branco com tampa provida de argolas de ferro, embutido na parede apoiado em dois modilhões encimado por espaldar em forma de frontão curvo flanqueado por volutas, onde se inscreve pedra de armas, rematado por cornija onde assenta elmo, com paquife entre duas pinhas, as três figuras unidas por duas volutas e rematadas por cruz latina; retábulo-mor de talha dourada de estilo nacional com duas colunas pseudo-salomónicas de cada lado suportando o entablamento e arquivoltas, camarim preenchido por pintura representando a Adoração de Nossa Senhora por São Francisco e Santa Clara, frontal de altar de azulejos iguais aos dos panos, ladeado por portas de acesso ao retábulo.

Materiais

Alvenaria rebocada; mármore nos emolduramentos das portas estuque e azulejos no frontão; cobertura de telha; azulejo tradicional nas paredes, mármore no retábulo lateral, madeira dourada no retábulo-mor; alvenaria na cobertura e tijoleira no pavimento.

Observações