Arquitectura religiosa, renascentista, rocaille e popular. Igreja paroquial de planta longitudinal com 1 nave, frontaria desenvolvida na fachada lateral, com alpendre sobre colunas dóricas e interior de sabor popular, destacando-se o retábulo-mor de influência maneirista e a capela do Divino Salvador rocaille.
Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor rectangulares tendo adossado a S. capela, sacristia e sanitários de planta irregular, e a N. alpendre quadrado. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas; telhado de 4 águas na igreja, na capela do Divino Salvador e no alpendre; de 1 água na sacristia e sanitários. Igreja orientada segundo um eixo E. / O., tendo o frontispício na fachada lateral N., e onde se abre portal de arco pleno, com decoração chanfrada em algumas fiadas, sob alpendre assente em 4 colunas dóricas com fuste liso, tendo as frontais bases quadradas. No lado esquerdo da porta, púlpito quadrado em pedra, com losango inscrito em quadrado por face, e com acesso pelo interior da igreja. Perto do púlpito, mas já fora do alpendre, existe um sarcófago em granito com tampa trapezoidal assente num fuste de coluna e num suporte figurando imagem zoomórfica. Fachada O. sobrepujada por sineira de dupla ventana, de arco pleno, rematada em empena. Na parede da capela-mor janelas de verga curva. Interior de uma só nave, coro-alto com balaustrada de madeira e acesso por escada de um lanço, colocada longitudinalmente junto à parede da Epístola. Pavimento em mosaico e tecto de masseira. Arco triunfal de volta plena sobre imposta. Capela-mor com pavimento em granito e tecto de secção poligonal. A parede testeira é forrada por painéis vegetalistas e de talha dourada enquadrando 5 painéis pintados figurando São Gonçalo ao centro, São Miguel Arcanjo e São Gonçalo à direita e Nossa Senhora da Conceição e Cristo à esquerda. No lado da Epístola da nave, e separada desta por portas e gelosias em madeira, capela dedicada ao Divino Salvador, com retábulo em talha dourada e pintada, constituído por colunas salomónicas suportando um entablamento e frontão com figuração de Deus Pai no tímpano; pavimento em lajeado de granito, paredes forradas a azulejo monocromático de padrão e tecto de planta octogonal, pintado com cenas da Paixão enquadradas por motivos fitomórficos.
Materiais
Paredes em alvenaria rebocada, vãos, pavimentos e cunhais em cantaria de granito; coberturas em telha, tectos, portas e coro-alto em madeira; lambris de azulejo.
Observações