Arquitectura religiosa, maneirista e vernácula. Ermida de planta longitudinal simples, com alpendre em cantaria de granito, aberto por vãos em arco de volta perfeita, tendo a nave cobertura homogénea em falsa abóbada de berço abatido. Fachada principal em empena, com portal de verga recta ladeado por janelas. No interior, retábulo em talha dourada e policromada revivalista neobarroca.
Planta longitudinal simples, de espaço único antecedido por alpendre, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada de cinza, excepto a principal possuindo pequeno rodapé em azulejo de padrão monocromo azul sobre fundo branco, e a fachada do alpendre é em cantaria de granito aparente; são rematadas por cornijas, e têm, nos ângulos, pináculos de perfil cónico. Fachada principal voltada a O., tendo o alpendre rematado em empena, alteada relativamente à cornija, coroada por cruz de trevo, sendo flanqueado por duas possantes pilastras toscanas, assentes sobre embasamento em cantaria; é rasgado por dois grandes vãos em arco pleno sobre pilastras toscanas, encimados por nicho concheado central, tendo moldura fitomórfica, contendo a imagem de Santo António. Acede-se ao alpendre por dois arcos de volta perfeita assentes em pilastras toscanas, abertos nas faces laterais; este possui tecto plano rebocado e pintado de branco, tendo pavimento em mosaico e púlpito quadrado de granito sobre o ângulo NO., desactivado e com guardas plenas, divididas em apainelados; a fachada propriamente dita é rasgada por portal de verga recta moldurado, ladeado por dois óculos quadrilobados, um dos quais está ligado ao interior por conduta para a introdução das ofertas que deveriam cair em recipiente colocado em concavidade na face interna da fachada. Fachadas laterais cegas, surgindo, sobre a fachada S., uma pequena sineira com ventana de arco pleno e remate recto. Fachada posterior cega, em empena. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por azulejo de padrão monocromático azul sobre fundo branco, formando silhar, com cobertura em falsa abóbada de berço abatido de madeira, pintada de azul, assente em friso do mesmo material, e pavimento cerâmico. No lado da Epístola, pia de água benta, em granito, com formato cónico invertido. Sobre supedâneo de um degrau, retábulo-mor em talha policromada de verde e dourado, sobre fundo pintado de verde com marmoreados fingidos, de planta recta e um eixo, definido por nicho central em arco de volta perfeita, contendo mísula, enquadrada por moldura rematada em arco conopial; é enquadrado por duas pilastras, apresentando os fustes decorados com volutas e asas de morcego, duas colunas de fuste liso e capitéis coríntios, assentes em plintos paralelepipédicos, e orelhas; as primeiras suportam entablamentos sobrepujados por espaldar recortado, encimado por cornija e urnas; altar em forma de urna, decorado por acantos e concheados. A estrutura retabular é ladeada por duas mesas de apoio de madeira, sobre as quais evoluem duas tábuas pintadas, a representar Santo António, do lado do Evangelho, e Nossa Senhora da Conceição, do lado da Epístola.
Materiais
Alpendre em cantaria de granito, paredes e muros em alvenaria; pavimentos em mosaico, azulejo nos lambris; madeira no tecto e retábulo; telhas na cobertura.
Observações