Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela da Senhora das Neves

Capela da Senhora das Neves

O ponto de interesse Capela da Senhora das Neves encontra-se localizado na freguesia de Fiães no municipio de Santa Maria da Feira e no distrito de Aveiro.

Capela de construção tardo-barroca, sendo a capela-mor ampliada na transição do séc. 19 para o 20, altura em que foi executado o coro-alto. É de planta retangular composta por nave, capela-mor e anexo no lado direito com coberturas interiores diferenciadas, de feitura recente, a da capela-mor em masseira e a da nave facetada, iluminada uniformemente, sendo a iluminação atual do corpo da capela-mor unilateral pelo adossamento do anexo, que levou à transformação da primitiva janela em porta. Fachada principal rematada em espaldar recortado e curvo ao centro, com os vãos rasgados em três eixos compostos por portal de verga reta, encimado por óculo, e por postigos. As fachadas da nave têm cunhais apilastrados e remates em frisos e cornijas. Interior com coro-alto acedido pelo exterior, onde se situa pequena sineira, e púlpito no lado do Evangelho, datável do séc. 20. Arco triunfal assente em pilastras toscanas, com pinturas murais tardo-barrocas, com acantos e marmoreados fingidos, ladeado por estruturas reaproveitadas do retábulo-mor. O retábulo-mor e a mesa de altar são de talha pintada e dourada, tardo-barrocos, altura em que foram aplicadas as sanefas da nave e sanefão, com excelente qualidade de entalhe.

Planta retangular composta por nave, capela-mor e sacristia adossada ao lado direito, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas, rematadas em beiradas simples. Fachadas com as paredes rebocadas e pintadas de branco, exceto a principal, revestida a azulejo de padrão azul e branco, envolvidos por barra policroma, percorridas por socos salientes e rematadas em frisos e cornijas no corpo da nave. Este tem cunhais apilastrados, firmados por pináculos do tipo pera. Fachada principal virada a sul, rematada em espaldar recortado, com volutas laterais e sobrepujado por cornija curva com cruz latina sobre plinto de perfil côncavo. É rasgada por portal de verga reta e moldura recortada, assente em plintos, envolvido por friso de azulejo policromo, que forma cruz no topo. Está encimado por óculo que irrompe pelo friso e cornija do remate, que o envolvem superiormente, e ladeado por postigos retilíneos. Fachada lateral esquerda rasgada por janelas retilíneas, uma no corpo da nave e outra no da capela-mor. Fachada lateral direita com porta travessa e janela retilínea no corpo da nave. No extremo esquerdo, uma porta elevada de acesso à sineira e ao coro-alto, através de escadas em alvenaria e cantaria com guarda metálica. Sobre a porta, a sineira de volta perfeita assente em impostas salientes e de fecho saliente, flanqueada por pilares com pináculos de bola. À nave e à capela-mor adossa-se o corpo anexo, rasgado por porta e duas janelas jacente, todas retilíneas. Fachada posterior rematada em empena cega, com cruz latina no vértice e pináculos nos ângulos. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por altos silhares de azulejo de padrão azul e branco, tendo, na nave, cobertura facetada, rebocada e pintada de branco, assente em frisos e cornijas e reforçada por tirante metálico, tendo, ao centro, painel retilíneo em estuque; pavimento em soalho. As janelas e portas estão encimadas por sanefas de talha pintada de branco e dourado, as da nave, formadas por frisos recortados e espaldar contracurvo e vazado, ornado por festões e rematado por cornija interrompida por acantos. As da capela-mor são mais simples, compostas por friso, cornija, lambrequins, pequenos pináculos em pera e espaldar contracurvo, bipartido e com acantos no topo. Coro-alto de madeira, assente em pilastras e pilares do mesmo material, com guarda balaustrada e acesso a partir do exterior. O portal axial está protegido por guarda-vento de madeira e vidro martelado; está, tal como a porta travessa, ladeados por pias de água benta em cantaria de granito, embutidas no muro e de bordos boleados. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular, com bacia em cantaria, sobre mísula, e guarda plena, de talha pintada de branco e dourado, formada por apainelados centrados por rosetão, com acesso por escadas de cantaria. No lado oposto, a porta de acesso ao anexo. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, com pinturas murais, de marmoreados fingidos em rosa e verde, formando falsas almofadas, as do intradorso ornadas por acantos enrolados. Está encimado por sanefão de talha pintada de branco e dourado, semelhante às sanefas da nave. É flanqueado por dois elementos de talha pintada de branco, azul e dourado, composto por colunas coríntias e apainelados de entrelaçados, onde assentam peanhas com imaginária. Capela-mor com cobertura de madeira em masseira, assente em frisos e cornijas com mísulas equidistantes, do mesmo material. Sobre supedâneo, a mesa de altar, em talha pintada de branco, azul e dourado, em forma de urna e ornada por folhagem, festões e, ao centro, laçaria com os cravos da Paixão; no lado do Evangelho, ambão de madeira. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de branco e dourado, com corpo de perfil contracurvo e três eixos, os laterais mais recentes, definidos por duas colunas coríntias exteriores e duas colinas de fuste liso, com o terço inferior marcado por anel e o fuste percorrido por falsa espira fitomórfica, assentes em duas ordens de plintos, os superiores galbados, e encimadas por urnas. Ao centro, nicho de perfil recortado e moldura saliente, percorrida por acantos, contendo peanha com a imagem do orago. Na base, o sacrário embutido, com moldura recortada e acantos vazados. Os eixos laterais têm pequenos nichos contracurvos e molduras salientes, ladeados por apainelados e tendo acantos no topo. A estrutura remata em entablamento, tendo espaldar contracurvo central, flanqueado por volutas, sobrepujado por cornija interrompida por acantos, que enquadram a pomba do Espírito Santo. Sobre os eixos laterais, painel de madeira que se adapta à cobertura, pontuado por palmas. Altar paralelepipédico com frontal tripartido decorado por rosas. No lado da Epístola, ampla porta de acesso à sacristia.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, frisos, cornijas, cruz, pias de água benta e lavabo em cantaria de granito; bacia do púlpito em cantaria de calcário; coro-alto, guarda do do púlpito, portas, pavimento da nave e mobiliário de madeira; guarda-vento de madeira e vidro martelado; silhares de azulejo de padrão industrial; retábulo de talha pintada; coberturas em telha cerâmica.

Observações