Arquitetura religiosa, oitocentista. Capela de planta retangular, composta por nave, capela-mor e sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas, rasgadas por vãos retilíneos, destacados por molduras simples, também de granito com juntas pintadas a brando, sendo a principal terminada em empena, com cunhais apilastrados e rasgada por portal de verga reta e janela, interligadas por cartela chranfrada. Fachada lateral direita encimada por sineira em arco de volta perfeita, com acesso por escada metálica apoiada na padieira da porta de ligação ao coro-alto. Fachada posterior, terminada em empena enquadrada por pilastras toscanas nos cunhais, e rasgada por pequena janela emoldurada.
Planta retangular longitudinal, composta por nave e capela-mor, à qual se adossa do lado direito sacristia retangular. Volumes articulados com coberturas diferenciadas, em telhados de duas águas na nave e capela-mor e de uma na sacristia, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, enquadradas por pilastras toscanas, com juntas pintadas de branco, coroadas por pináculos bojudos, sobre plintos paralelepipédicos, e terminadas em friso e cornija de granito, rasgadas por vãos retilíneos. Fachada principal virada a E., terminada em empena, rematada por cruz latina de braços circulares, sobre acrotério e esfera; é rasgada por portal de verga reta, envolvida por moldura de granito, ladeada por duas frestas de arejamento retangulares horizontais, também envolvidas por moldura de granito, e encimada por cartela chanfrada onde surge placa de mármore com a inscrição N.S.A. DE BELEM 1928 / 1938, e por janela retangular gradeada, sobrepujada por relógio de pedra com numeração árabe e ponteiros metálicos. Fachada lateral esquerda rasgada por duas janelas, uma na nave e outra na capela-mor. Fachada lateral direita rematada junto ao cunhal esquerdo, por sineira em arco de volta perfeita assente sobre impostas, rasgada por porta ao nível do coro alto, com ligação à sineira por escada metálica apoiada na soleira da porta, e porta lateral encimada por janela, na nave, e na sacristia por porta na fachada E. e pequena janela janela na fachada N. Fachada posterior em empena enquadrada por pilastras toscanas nos cunhais e rasgada no terço inferior por pequena janela gradeada. INTERIOR não observado.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; cunhais, frisos, cornijas, pináculos, cruzes e molduras dos vãos em cantaria de granito; portas de madeira; grades de ferro; vidros simples; suporte do sino em metal e madeira; cobertura de telha.
Observações
EM ESTUDO.