Arquitectura educativa, contemporânea. Escola rural do Plano dos Centenários de uma sala de aula, do tipo Beira Litoral Simplificado, seguindo o modelo tipo Beira Litoral-Cantaria de Joaquim Areal, visível no tratamento da fachada com portal de verga recta e três amplos vãos rectangulares de igual dimensão interligados por peitoril. Edifício de planta rectangular com uma sala de aula rectangular, virada a NO., rasgada por três amplos vãos tendo, à esquerda, vestíbulo que acede aos sanitários, na fachada posterior, onde surge o alpendre. No interior, sala de aula com iluminação dominante unilateral da esquerda e impossibilidade de visualizar o exterior em posição sentada, com quadro no topo e lareira.
Planta rectangular simples, composta por vestíbulo, uma sala de aula e alpendre, desenvolvido na fachada posterior, com sanitários. Massa horizontal de volumes escalonados com cobertura de duas águas prolongando-se sobre o alpendre e sanitários.Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais simples, percorridas por embasamento em lajes de cantaria, à excepção do corpo dos sanitários. Remates em cornija e beiral. Fachada principal virada a NO., rasgada por portal de verga recta dintelado com falsa pedra de fecho saliente, assente em pés direitos em chanfro, a que se tem acesso por escadaria de dois lanços de quatro e dois degraus respectivamente, e por três amplos vãos rectangulares, de igual dimensão, com caixilharia de madeira formando quadrícula, divididos por pilastras revestidas a lajeado de cantaria e interligados por peitoril em cantaria; portal ladeado por mastro de bandeira em ferro assente em mísula em cantaria. Fachadas laterais cegas, em empena. Fachada posterior rasgada por abertura jacente, em capialço, com enchimento de pedra, na sala de aula, marcada por alpendre aberto assente em pilares de cimento, sendo rasgada por quatro janelas rectangulares, com caixilharia de madeira, no volume, saliente, dos sanitários; face SO. do volume dos sanitários rasgada por porta de verga recta e abertura rectangular. INTERIOR com vestíbulo com as paredes rebocadas e pintadas de creme com pequeno filete de madeira, com rodapé e pavimento em lajeado de mosaico, este último de padrão monócromo alternando bege e vermelho disposto em enxaquetado, coberto, na sua quase totalidade, por alcatifa bege, e tecto plano, pintado de branco; parede do lado direito possui bengaleiro aplicado. Em frente ao acesso principal abre-se porta de verga recta para os sanitários e lateralmente para a sala de aula. Esta possui paramentos rebocados e pintados de branco com pequeno filete de madeira, com rodapé de madeira pintado a bordeaux, pavimento em soalho e tecto plano pintado de branco. Nas paredes testeiras, ao centro, dispõe-se o quadro de lousa, sendo um deles encimado por Cristo na cruz. No ângulo direito da sala, lareira de verga recta dintelada, com falsa pedra de fecho saliente, com aduelas em cantaria. Mobiliário moderno.
Materiais
Embasamento exterior, peitoril e portal em cantaria; pavimento, portas, caixilharias em madeira; pavimento em lajeado de mosaico no vestíbulo; cobertura interior pintada e a exterior em telha; quadro de ardósia.
Observações