Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Jardim do Coreto

Jardim do Coreto

O ponto de interesse Jardim do Coreto encontra-se localizado na freguesia de Alcochete no municipio de Alcochete e no distrito de Setúbal.

Arquitectura recreativa - jardim.

Este jardim apresenta uma planta em L, enquadrando, no seu maior eixo a fachada N. da matriz de Alcochete (PT031502010001), envolvendo a nascente a sua fachada posterior, sempre exteriormente em relação à zona do atrium desta igreja e separado deste por murete com cerca de 0,5 m. O maior eixo longitudinal desenvolve-se numa direcção O.- E. encontrando-se o espaço estruturado em duas grandes placas ajardinadas rectangulares, com espécies arbóreas como: a araucaria colunar (Araucaria colunaris), a palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis), o freixo (Fraxinus angustifolia), a tipuana (Tipuana tipu), e a robinia (Robinia pseudoacacia), arbustos como: a hortensia, (Hydrangea macrophylla), o loendro (Nerium oleander) e o buxo (Buxus sempervirens) e herbácias: roseiras galica (Rosa sp.), agapantos (Agapanthus africanus) e cana-da-índia (Canna indica). Estas placas são delimitadas por três caminhos orientados no sentido do seu comprimento e um em cada topo, unindo os restantes. O arvoredo é continuado a nascente por um maciço arbóreo de tipuanas (Tipuama tipu) num grande canteiro que envolve um coreto (PT031502010010) em cerca de metade do seu perímetro, encontrando-se separado da zona envolvente deste deste por murete em alvenaria, resvestido a azulejo, com cerca de 0.35 m de altura. Este canteiro encerra, entre o extremo NE. do jardim e até cerca de metade da sua largura um parque infantil e uma zona de merendas, ambos em madeira tratada e com revestimento do solo por caixa de areia. O limite nascente é ainda ocupado por um acesso ao jardim em calçada portuguesa que comunica por dois degraus em pedra com o caminho longitudinal mais a S., fazendo dele o caminho principal, já que é o unico que atravessa o jardim de um lado ao outro, ligando a entrada nascente com uma outra - a entrada poente. A S. deste acesso e até ao extreno SE. deste jardim, frente à fachada posterior da igreja matriz, encontra-se uma placa ajardinada com arbustos e árvores, de menor porte que os exemplares arbóreos referidos anteriormente, des espécies como a a palmeira das canárias (Phoenix canariensis) e a Magnólia (Magnolia grandiflora). Nesta placa estão implantadas duas entradas frente a frente para instalações sanitárias subterrâneas com acesso a partir do passeio envonvente do perímetro do jardim. Este jardim só se encontra gradeado no limite exterior do parque infantil e recanto da zona das merendas. Ao centro do limite N. do jardim, situa-se uma outra entrada, frente à qual se situa um bebedouro de planta circular, em pedra.

Materiais

Inerte: Bancos, bebedouro, colunas do coreto, calçada portuguêsa e lancis em calcário; coreto, e murete em alvenaria; bancos do jardim e cobertura interna do coreto, equipamento do parque infantil e das merendas em madeira; papeleiras, candeeiros, varandim e gradeamento em ferro; cobertura externa do coreto e azulejos em cerâmica; Vegetal: árvores - Araucaria colunar (Araucaria colunaris). palmeira-das-canárias (Phoenix canariensis), freixo (Fraxinus angustifolia), tipuana (Tipuana tipu), magnolia (Magnolia grandiflora), robinia (Robinia pseudoacacia), cedro-japonês (Criptomeria japonica), arbustos - hortensia, (Hydrangea macrophylla), loendro (Nerium oleander), buxo (Buxus sempervirens), herbácias - roseiras galica (Rosa sp.), agapantos (Agapanthus africanus), cana-da-índia (Canna indica).

Observações

O coreto foi integralmente desenhado pelo Arquiteto Paisagista Manuel Azevedo Coutinho.