Arquitectura cultural e recreativa, romântica. Teatro de modelo italianizante, com planta longitudinal, composta por dois corpos rectangulares, em eixo, de cinco pisos. Fachada principal, coroada por platibanda, estruturada em três panos por pilastras, tendo, centralmente, três módulos de portal em arco de volta perfeita, sobre pilastras, com cornija formando bandeira e janela de sacada encimadas de frontão. Interior com auditório de planta em ferradura, circundada por três andares de balcões, em arco abatido, boca de cena também em arco abatido e tecto em cúpula pintada. É a segunda mais antiga casa de espectáculos do Alto Minho, a seguir ao Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, e com o qual possui algumas semelhanças, ainda que, exteriormente, o de Ponte de Lima seja decorativamente mais rico. Apresenta também grandes semelhanças formais com o Teatro João Caetano, na cidade de Amparo, em São Paulo, visto que o modelo de teatro italianizado esteve muito em voga no Brasil em finais do séc. 19, onde viveu longa temporada João Rodrigues de Morais, o principal impulsionador do teatro de Ponte de Lima, que ali se poderá ter inspirado. A cúpula do auditório é plana, poligonal, e assenta num tambor muito baixo. Os portões laterais da fachada principal representam um interessante trabalho de ferro forjado. O novo corpo, de planta em L, apresenta uma estrutura contrastante, como que insinuando um jogo de tensão entre os dois momentos construtivos.
Planta longitudinal, composta por dois corpos rectangulares, em eixo, o posterior mais alto, tendo corpo de planta em L adossado a NE. e NO.. Volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e de três águas e placa metálica. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por cornija saliente. Fachada principal voltada a SE., coroada por platibanda decorada com motivos geométricos, relevados, e rematada por estátua representando Melpômene sobre acrotério, com a inscrição: "1893 / THEATRO DIOGO BERNARDES". A fachada apresenta três panos, estruturados por pilastras sobrepostas, tendo o central três módulos de portal em arco de volta perfeita, sobre pilastras, com cornija formando bandeira e janela de sacada, em arco pleno sobre pilastras, rematada por frontão contracurvado e com concha no tímpano; os laterais possuem porta semelhante e janela de sacada, em arco de volta perfeita sobre pilastras, rematada por cornija recta e óculo oval. Sobre as portas de entrada possui uma pala de ferro e vidro, com lambrequim metálico em decoração geométrica. Fachadas laterais, semelhantes, marcadas, na rectaguarda, pelo corpo da torre de cena, mais elevado, rasgado por vãos rectangulares, apresentando portas de arco de volta perfeita e janelas de verga abatida e brincos, no corpo principal, parcialmente tapado, no lado NE., pelo corpo anexo. Este, possui dois pisos, sendo envidraçado e rebocado e caiado, ao nível do primeiro, e revestido a placagem de granito bojardado, na cave; tem, inferiormente, porta de verga recta e portão em ferro, junto ao cunhal do alçado tardoz, de acesso ao pátio do armazém. Fachada posterior rasgada por janelo em empena e reforçada por sistema de contrafortagem, em betão e vigas metálicas. INTERIOR com dois amplos átrios, rebocados e pintados de branco, com pavimento em mosaico cerâmico formando motivo enxaquetado, o da entrada aresentando dois painéis azulejares alusivos aos momentos da construção e de recuperação do teatro. Os átrios têm grandes portais em arco de volta perfeita, envidraçados, estabelecendo ligação com zona de arrumos, no subpalco, bilheteira, plateia e cafetaria no primeiro piso, e régie, frisas, camarotes, camarins e salão nobre nos pisos superiores, através de escadas de madeiras, nos extremos, e corredores, rebocados e pintados de branco, soalhados e com tecto estucado. O auditório, de planta em ferradura, é circundado por três andares de balcões, em arco abatido, com motivo entalhado sobre o fecho, com guardas, em madeira, de perfil curvo, vazadas em motivos cruciforme e quadrifoliado; é coberta por cúpula estucada, com cartela central, circular, ornada, em rendilhado, com tema fitomórfico. Boca de cena, em vão de arco abatido, cerrada por cortina de tecido.
Materiais
Estrutura em cantaria e em betão, com paramentos exteriores rebocados e pintados, com vãos e cunhais em cantaria, em vidro e com placagem de granito, paredes interiores em placas de gesso cartonado e em tijolo, rebocadas e pintadas e revestidas de azulejos, cobertura em madeira telhada e em estrutura metálica, pavimentos soalhados, em mosaico cerâmico e cimentados, tectos estucados e pintados, estrutura dos balcões em madeira, balaustrada das escadarias de madeira e em ferro, portas de madeira e de vidro, janelas envidraçadas, parapeito de varandas, pala e portões de ferro forjado.
Observações