Arquitetura religiosa, do séc. 20. Igreja paroquial de planta retangular composta por nave, capela-mor flanqueada por anexos, e torre sineira no lado esquerdo, com coberturas interiores diferenciadas, em falsas abóbadas de berço de madeira e iluminada uniformemente por janelas rasgadas na zona superior dos muros laterais. Fachada principal rematada em empena curva, com os vãos rasgados em eixo, composto por portal em ressalto, de arco de volta perfeita, e janelão. No lado esquerdo, a torre sineira, de dois registos, os superiores com ventanas retilíneas, encimadas por sacadas, para onde abrem vãos de volta perfeita, e cobertura em coruchéu piramidal. Fachadas com cunhais simples, em cantaria, encimados por pináculos piramidais e rematadas em cornijas, tendo, na fachada lateral direita, porta travessa em arco de volta perfeita. Interior com coro-alto com acesso pela sineira, tendo batistério no lado do Evangelho, na base da torre, e púlpito quadrangular e de guarda plena no mesmo lado. Arco triunfal de volta perfeita, de acesso à capela-mor com retábulo de talha pintada tardo-barroco, de planta reta e três eixos.
Planta retangular composta por nave, capela-mor, anexos adossados às fachadas laterais e torre sineira no lado esquerdo, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas (templo) e três águas (anexos), sendo em coruchéu piramidal, rebocado e pintado, encimado por cruz latina, na sineira. Fachadas em alvenaria rebocada e pintada de branco, percorridas por socos de cantaria de granito, rasgados por respiradouros jacentes, flanqueadas por cunhais de cantaria no templo, os da fachada principal encimados por pináculos piramidais, e rematadas em cornijas. As empenas, bastante elevadas relativamente às coberturas, possuem cruzes latinas sobre plintos paralelepipédicos. Fachada principal virada a SE., rematada em empena contracurva, bastante elevada na zona central, possuindo portal saliente, em cantaria de granito, rematado por cornija curva, sobrepujado por cruz latina sobre plinto galbado e dois pináculos piramidais, tendo cobertura em domo; possui portal de volta perfeita e moldura côncava, mas de arestas retas; está ladeado por dois postigos de volta perfeita e moldura ampla e recortada, em cantaria, com pequeno friso na zona superior; está encimado por janelão de volta perfeita e moldura recortada, servido de sustentação a mísula com a imagem do orago, envolvido por nicho de volta perfeita, estando o conjunto inscrito em moldura de cantaria, de volta perfeita. No lado esquerdo, levemente recuada, a torre sineira, tendo, em cada face, eixos centrais em cantaria de granito, formando três vãos retilíneos, encimados por sineiras retilíneas, sobrepujadas por sacadas assentes em mísulas e de guardas plenas, rebocadas e pintadas de branco, capeadas a cantaria; para estas sacadas, abrem vãos de volta perfeita. A estrutura remata em frisos e cornijas, tendo pináculos piramidais sobre os cunhais; na face principal, o mostrador do relógio, circular, surgindo, na face posterior, as escadas de cantaria e guarda metálica pintada de verde, de acesso à estrutura, através de porta de verga reta e moldura simples. Fachada lateral esquerda rasgada por duas janelas jacentes, em arcos em asa de cesto, assentes em parapeito de cantaria e com pequenos aventais recortados. Tem adossado o anexo com janela retilínea e porta na face SE.. Fachada lateral direita com janelas semelhantes às da oposta, com porta travessa em arco de volta perfeita, com moldura e fecho saliente; o anexo adossado tem janela e porta na face SE.. Fachada posterior em empena sem retorno, rasgada por ampla fresta retilínea, parcialmente entaipada. INTERIOR com nave as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo de padrão 2x2, em bicromia, a azul e branco, com tetos em falsas abóbadas de berço de madeira, divididas em caixotões de molduras salientes, e assentes em cornijas do mesmo material; pavimento em soalho de madeira. As janelas possuem, internamente aventais recortados de cantaria. Coro-alto de madeira, de perfil côncavo na zona frontal, de guarda plena dividida em apainelados, com acesso por porta de verga reta no lado do Evangelho, a partir da torre sineira; encontra-se assente num maciço de cantaria que funciona como pequeno endo-nártex, rasgado frontal e lateralmente por vãos de acesso ao templo, de volta perfeita, protegidos por folhas de madeira pintada de azul e vidros simples; o endo-nártex tem teto de madeira dividido em apainelados. A ladear o portal axial, pias de água benta, em cantaria de granito e embutido no muro, com taça canelada e de bordos salientes. No lado do Evangelho, no sub-coro, o batistério situado na base da torre, com acesso por arco de volta perfeita e tendo pavimento em lajeado; ao centro, pia batismal em cantaria de granito, composta por pé do tipo balaústre e taça campaniforme; no interior, surge, ainda, uma credencia em metal e vidro. Confrontantes, quatro capelas retabulares, dedicadas ao Crucificado e ao Sagrado Coração de Jesus (Evangelho) e São José e Nossa Senhora das Dores (Epístola). No lado do Evangelho, púlpito quadrangular, com bacia em cantaria de granito, assente em mísula e tendo guardas plenas de madeira, ornadas por florão e ângulos marcados por leque fitomórfico; tem acesso por escadas no lado direito, com degraus e guarda apainelada de madeira. Arco triunfal de perfil abatido, encimado por sanefão de talha pintada de bege e dourado, de molduras salientes e recortadas, percorridas por acantos enrolados, rematando em espaldar curvo, vazado por enrolamentos e encimado por cornija e acantos. Sobre supedâneo de cantaria com três degraus centrais, a mesa de altar, também em cantaria de granito, assente em coluna e com tampo de perfil semicircular. Na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de branco, bege e dourado, tendo as colunas pintadas de marmoreados fingidos e o espaldar com o fundo azul, de planta reta e três eixos definidos por quatro colunas e duas meias-colunas coríntias, com o terço inferior marcado, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, de faces almofadadas e ornadas por entrelaçados e motivos vegetalistas; as colunas estão sobrepujadas por urnas. Ao centro, tribuna de volta perfeita e moldura saliente, encimado por folhas de louro e cartela encerrando querubim. Os eixos internos possuem mísulas em forma de pirâmides invertidas, enquadradas por apainelados de perfil curvo e fechos de acantos, pintados a imitar brocados. Os eixos exteriores possuem mísulas em leque, encimadas por apainelados retilíneos, semelhantes aos anteriores, mas protegidos por sanefas decoradas por acantos e lambrequins. A estrutura remata em espaldar curvo, decorado e ladeado por festões, sobrepujado por acantos e flores vazados. Altar em forma de urna, decorado por laçarias e festões de flores, ladeado e encimado por apainelados fitomórficos; sobre este, o sacrário semi-embutido na estrutura, coberto em falso domo, ladeado por colunas coríntias e encimado por friso de dardos e acantos contendo a inscrição "IHS"; a porta está ornada por motivos eucarísticos. A estrutura interior integra apainelados pintados e com marmoreados fingidos. Os anexos possuem pavimentos cerâmicos e tetos planos de madeira, contendo armários e arcaz de madeira, este encimado por lápides e fotografias.
Materiais
Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; pináculos, cornijas, supedâneo, pavimento da sacristia e capela-mor, escadas, pia batismal, pias de água benta, base do púlpito e mesa de altar em cantaria de granito; portas, coro-alto, bancos, mobiliário, pavimento da nave, tetos, cornijas de madeira; retábulos de talha pintada; janelas com caixilhos metálicos e vidro; telha cerâmica na cobertura.
Observações