Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Nossa Senhora da Estrela

Capela de Nossa Senhora da Estrela

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora da Estrela encontra-se localizado na freguesia de Boidobra no municipio de Covilhã e no distrito de Castelo Branco.

Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor ligeiramente mais estreita, com coberturas interiores diferenciadas, de dois panos em madeira e iluminada por janelas em capialço na fachada lateral direita. Fachada principal em empena, rasgada por portal de verga recta, e, sobre a cobertura, sineira no lado direito. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa de verga recta. Interior com coro-alto, púlpito de cantaria e com guarda plena de madeira no lado do Evangelho e retábulo-mor neoclássico, de planta recta e três eixos definidos por pilastras e coroado por frontão triangular e urnas.

Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor mais estreita na fachada lateral esquerda, de volume de disposição na horizontal com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas em cantaria de granito aparente com aparelho rústico e juntas preenchidas com cimento, rematadas em cornija de betão e beiral. Fachada principal virada a O., em empena com cruz latina no vértice, rasgada por portal de verga recta com moldura de cantaria e porta de duas folhas de madeira, encimada por escudo decorado com ave e três estrelas. Sobre a empena, no lado direito, pequena sineira em arco de volta perfeita com sino, rematada por cruz latina. Fachada lateral esquerda virada a N., marcada por escadaria em cantaria com oito degraus, que acede, através de porta de verga recta ao coro-alto. Fachada lateral direita virada a S., com uma fresta e porta travessa de verga recta, no corpo da nave, e uma janela rectilínea em capialço na capela-mor. Fachada posterior em empena cega. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por azulejo de padrão monócromo azul sobre fundo branco, formando silhar, com pavimento em tijoleira de granito e cobertura de dois panos com vigas de madeira. Portal axial ladeado por enorme pia de água benta em cantaria. Coro-alto com guarda em madeira torneada com acesso por porta de verga recta no lado do Evangelho; neste mesmo lado, púlpito quadrangular de cantaria, assente sobre mísula, com guarda plena de madeira e escadas de acesso no lado direito com guarda do mesmo material. No lado da Epístola, bancos corridos de madeira. O arco triunfal, de volta perfeita assente em impostas salientes e com as arestas biseladas, acede através de um degrau à capela-mor com paredes, pavimento e cobertura semelhante aos da nave, possuindo, sobre supedâneo de dois degraus, retábulo-mor de talha pintada de creme com elementos dourados, de planta recta e três eixos, divididos por quatro pilastras toscanas assentes em plintos paralelepipédicos, o central com nicho de perfil contracurvado, de fundo pintado, surgindo, nos laterais, mísulas; remate em friso com estrela no centro, cornija e, no eixo central, por frontão triangular, tendo, no tímpano, AM (Avé Maria); sobre as pilastras exteriores, urnas; altar paralelepipédico com frontal pintado, a imitar adamascado, ladeado por mesa de apoio ao culto. Mesa de altar incaracterística, de madeira.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, rebocada interiormente; sineira, cruzes, insígnea, pavimento, pia de água benta, bacia e mísula do púlpito em cantaria de granito; coberturas interiores, portas, guarda do púlpito, bancos, coro-alto, retábulo e mesa de altar em madeira; cobertura exterior em telha lusa; ferro; cornija e placa em betão; silhar interior em azulejo industrial.

Observações

*1 - conforme uma lenda, a Capela terá sido edificada por promessa de Egas Moniz, tendo o filho, D. Lourenço, cumprido a promessa, o que faria recuar, significativamente, a datação do imóvel.