Arquitectura residencial, romântica. Palacete de 5 pisos e planta compacta, com 4 frentes e vãos com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Alçado principal dominado por pórtico adossado à entrada principal. Articula no alçado posterior com jardim numa cota inferior Apesar de muito alterado e já sem qualquer referência ao programa arquitectónico romântico origina, especialmente no que concerne ao exterior, mantém, pelo menos ao nível do piso térreo, uma distribuição da compartimentação interna próxima daquela que o caracterizou primitivamente, dominada por um eixo definido pelo vestíbulo e um amplo átrio, a partir do qual se orientam os restantes espaços.
Planta em T irregular, volumetria paralelepipédica, cobertura efectuada por telhados a 2 e 4 águas em mansarda, perfurada por janelas trapeiras. De 5 pisos (um deles apenas integralmente visível no alçado posterior e outro, ao nível da cobertura), com cunhais em cantaria e superfície murária em reboco pintado, parcialmente revestida com placagem de cantaria (2º andar), animada pela abertura de vãos de verga recta com emolduramento simples de cantaria, a rtimo regular. Alçado principal a N., dominado por pórtico suportado por 2 colunas sobre plintos que anuncia a entrada principal da edificação, definida por portal e 2 janelas iluminantes colaterais. O conjunto é ladeado por 2 janelas de peito e encimado, ao nível do andar nobre, por 3 janelas de peito de verga recta destacada articuladas, nos extremos, com 2 janelas de sacada servidas por varandas com guarda metálica. O alçado é superiormente rematado por cornija acima da qual se regista um piso de menor pé-direito a preceder a cobertura. No alçado posterior, galeria desenvolvida contíguamente ao piso térreo que, suportada por colunas de fuste liso e balaustrada de cantaria se articula, nos respectivos extremos, com 2 escadarias de lanços curvos que conduzem ao jardim, localizado num plano inferior. INTERIOR: acesso, através de vestíbulo de planta rectangular e tecto de masseira, directamente comunicante com amplo compartimento central, a partir do qual se desenvolve, do lado O., escadaria conducente aos restantes pisos. No andar térreo concentram-se os espaços de natureza social, dos quais se destacam a Sala de Jantar e a Sala de Estar orientados para o alçado posterior.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos.
Observações
*1 DOF: Zona Especial de Proteção conjunta aos imóveis: Museu Nacional de Arte Antiga, Igreja de São Francisco de Paula, Túmulo da rainha D. Maria Vitória, Palácio do conde de Óbidos, Chafariz das Janelas Verdes, Teatro da Casa da Comédia, Edifício da rua das Janelas Verdes n.º 78 - 78, Cinema Cinearte, Chafariz da Esperança, Convento das Trinas, Casa de António Sérgio, Palacete do viscondes e condes dos Olivais e da Penha Longa, Troço do do Aqueduto das Águas Livres, Abadia de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo.