Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, mais estreita, interiormente com tectos de madeira e iluminada axial e lateralmente. Fachadas em cantaria aparente, com cunhais apilastrados coroados por pináculos piramidais, e terminadas em cornija. A fachada principal termina em empena e é rasgada por portal de verga recta, moldurado, e óculo, e as laterais são rasgadas por vão no topo da nave, abrindo-se ainda na lateral direita porta travessa de verga recta e vão na capela-mor. Fachada posterior terminada em empena. No interior possui coro-alto de madeira, púlpito de bacia circular e guarda plena em madeira, pintada, retábulo lateral e dois colaterais maneiristas, em talha dourada de planta recta e um eixo ou três respectivamente. Arco triunfal de volta perfeita e na capela-mor retábulo-mor em barroco nacional, de talha policroma e dourada, de planta recta e três eixos. Possui separado, disposto lateralmente, campanário terminado em dupla sineira, seguindo o esquema comum das igrejas da região Barrosã.
Planta longitudinal composta de nave única e capela-mor, mais estreita e da mesma altura, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia rectangular. Volume único na igreja, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e de uma na sacristia, na continuação da capela-mor. Fachadas em cantaria aparente de aparelho em fiadas regulares, com cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais, terminados em bola, assentes em plintos paralelepipédicos, percorridas por embasamento e terminadas em friso e cornija, as laterais sobrepostas por beirada simples. Fachada principal terminada em empena, com friso e cornija, coroada por cruz latina de cantaria assente em plinto paralelepipédico, e rasgada por portal de verga simples, moldurado, encimada por óculo circular, de moldura côncava, gradeado. Fachadas laterais rasgadas por fresta de capialço no topo da nave e a lateral esquerda por porta travessa de verga recta e moldura simples e uma outra fresta na capela-mor; a sacristia tem frontalmente portal de verga recta. Fachada posterior cega, terminada em empena, coroada por cruz latina de cantaria. Em frente da fachada principal ergue-se lateralmente campanário, de planta rectangular, em cantaria aparente, terminada em cornija recta coroada por dupla sineira, em arco de volta perfeita sobre pilares quadrangulares, albergando sinos, terminada em cornija coroada por cruz latina de cantaria sobre acrotério e dois pináculos piramidais, com bola, laterais; à esquerda, possui adossado maciço de cantaria formando curva com escada de ferro de acesso aos sinos. INTERIOR com paredes em cantaria aparente, de aparelho regular, com as juntas tomadas, pavimento em lajes de cantaria e tecto de madeira, de perfil curvo, sobre cornija de cantaria, com friso denticulado; o tecto é pintado com grandes molduras, possuindo nos ângulos, inseridos em cartelas ovaladas símbolos marianos, envolvidos por motivos fitomorficos, como o rosário e o lírio, o bastão, o monograma AM e uma coroa, e, ao centro, numa cartela rectangular com topos recortados, Cristo Redontor com anjos. Coro-alto de madeira assente em falso arco abatido, com guarda em balaustrada de madeira envernizada, acedido no lado da Epístola por escada de dois lanços, o primeiro de cantaria, e o segundo protegido por estrutura de madeira pintada; no sub-coro, com tecto pintado por largas molduras e motivos fitomórficos, surge, no lado do Evangelho, sobre degrau de cantaria, pia baptismal, de taça cilíndrica, com friso côncavo sob o bordo, interiormente subdividida, ladeada por pequeno armário embutido quadrangular; de cada lado, existe confessionário de madeira. No lado do Evangelho, também sobre degrau, possui retábulo lateral de talha dourada, de planta recta e três eixos, dedicado a São Pedro; no lado da Epístola tem porta travessa ladeada por pia de água benta cilíndrica com motivo fitomórfico inferior e friso denticulado sob o bordo, e púlpito de bacia circular, sobre mísula tipo florão, guarda plena de madeira, pintada com elementos vegetalistas e cartela central, acedido por escada de pedra encostada à parede; a parede na zona do púlpito possui paramento mais cuidado, com concavidade enquadrada por moldura. Arco triunfal de volta perfeita, com aduela convexa, ladeado por dois retábulos colaterais em talha dourada, de planta recta e um eixo, o do lado do Evangelho dedicado a Nossa Senhora do Rosário e o da Epístola a Santo António. Capela-mor com supedâneo de dois degraus, sobre o qual surge o retábulo-mor, em talha policroma a azul, vermelho, branco e dourado, de planta recta e cinco eixos definidos por seis colunas torsas, decoradas por pâmpanos, aves e anjos, assentes em mísulas ornadas de acantos e anjos atlantes e com capitéis coríntios; no eixo central surge tribuna, de corpo côncavo, em arco de volta perfeita sobre pilastras decoradas com acantos e anjos, fecho saliente com querubim, interiormente com apainelados de acantos enrolados e cúpula facetada, formando caixotões, igualmente com acantos, cartelas e querubins, e albergando trono expositivo de dois degraus galgados, decorados de acantos, coroado por coração inflamado envolvido por resplendor com querubins; nos eixos intermédios surgem apainelados pintado com flores sobrepostos por mísula com imaginária, encimado por falso baldaquino e nos eixos exteriores existem painéis pintados sobre tábua, representando figura segurando caveira (Evangelho) e São Jerónimo (Epístola); sobre o entablamento, desenvolve-se o ático, com quatro arquivoltas, duas torsas, com pâmpanos e aves, e duas com acantos, na interior, ou com cartelas, acantos e anjos, unidas no sentido do raio, tendo no topo cartela com Cruz de Malta, envolta em acantos e segura por dois anjos; banco com apainelados de acantos com aves, anjos ou querubins, integrando ao centro sacrário tipo templete, ornado de acantos, aves e anjos, tendo na porta, de perfil curvo, cruz, videira e aves segurando filactera com I.N.RI.; sotobanco com quatro quarteirões alternados com apainelados de acantos enrolados, as dos extremos constituindo a porta de acesso à tribuna. Altar paralelepipédico com sebastos e sanefa ornados de concheados e zona central pintada a imitar adamascado. No lado da Epístola, ladeia o retábulo-mor pequeno nicho de alfaias, com arco canopial. A meio do supedâneo surge mesa de altar em talha, assente em quatro colunas torsas com pâmpanos e aves e de capitéis coríntios e friso envolvente com acantos e querubim. Tecto da capela-mor em madeira pintada com motivos fitomórficos e ampla cartela central formando losango, com ângulos curvos, figurando ao centro a Adoração da Custódia. No lado do Evangelho abre-se porta de verga recta de ligação à sacristia, a qual tem paredes em cantaria aparente, pavimento de lajes de cantaria e tecto de madeira, em masseira, pintado de verde; possui pequeno arcaz, com tremidos, e lavabo composto por pequeno nicho recortado encimado por concha estilizada, com uma bica torneira e bacia rectangular, de bordo curvo, com largos gomos exteriores.
Materiais
Estrutura de cantaria de granito, aparente; elementos estruturais, campanário, cruzes, pináculos e outros elementos em granito; portas de madeira, chapeadas; janelas de vidro simples e policromo; retábulos de talha dourada e policroma; bacia do púlpito, mísulas do coro, lavabo e outros em cantaria de granito; coro-alto de madeira envernizada e pintada; guarda do púlpito em madeira pintada; lápide de mármore; pavimento em lajes de granito; tectos de madeira pintado; grades de ferro; cobertura exterior em telha cerâmica.
Observações