Arquitectura assistencial, rococó e pombalina. Recolhimento que apresenta uma estrutura compatível com os espaços comunitários religiosos, em que se destaca o vestíbulo e o claustro, zonas fulcrais a partir das quais se organizam outras áreas funcionais: refeitório, quartos, zonas de convívio - e se desenvolve a restante compartimentação interna, essencialmente articulada em função das 4 alas do claustro. Em termos arquitectónicos mantém a estrutura original, tal como a organização interna inicialmente concebida, excepto no que respeita à zona actualmente ocupada pela Junta de Freguesia e parte do 1º andar, ocupado por um infantário, ambas remodeladas e adaptadas às novas funções. Enquanto espaços e respectivas soluções observadas, merecem atenção, o vestíbulo de escala modesta, o claustro e as alas que o delimitam. Apresenta um espólio azulejar datável da 2ª metade do século18, e caracterizado por grande diversidade tipológica e temática, reconhecendo-se exemplares de diferentes momentos e contextos plásticos - desde painéis recortados monócromos com representação figurativa de carácter religioso, a lambris policromos, de natureza decorativa, do final do rococó ou ainda, lambris padronados do período pombalino.
Planta irregular composta pela articulação de corpos rectangulares, alguns em torno de claustro de planta rectangular, volumetria escalonada, e cobertura efectuada por telhados a 2 e 3 águas articuladas nos ângulos. Alçado principal a SE., em reboco pintado com soco de cantaria, composto por 2 corpos, um deles de 1 piso (a S.) e outro, de 2, ritmado por pilastras e compartimentado em 3 panos - o central, rasgado a eixo por porta principal de verga recta destacada e intradorso curvo, ladeada por 2 janelas com emolduramento simples de cantaria e malheiro de ferro, sendo o conjunto encimado por 3 janelas de peito rectangulares. Os panos laterais, idênticos apresentam 2 janelas com malheiro de ferro sobrepujadas por 2 janelas de peito. Quanto ao corpo a S., este exibe abertura de vãos iluminentes de verga ligeiramente curva e malheiro de ferro. O alçado é superiormente rematado por cornija acima da qual se eleva platibanda em muro. INTERIOR: vestíbulo sobrelevado relativamente à rua, ao qual se acede por meio de lanço recto de escada de cantaria, superiormente delimitada por guarda em balaustrada de madeira. De planta quadrada e tecto plano de madeira, o vestíbulo exibe muros rasgados por portas de verga curva com emolduramento simples de cantaria e lambril azulejar policromo, do final do rococó. Através deste vestíbulo acede-se, pelo lado SO., ao recolhimento, que ocupa as alas em redor do claustro. Neste, destacam-se as galerias do claustro que, com tectos planos de madeira e muros interiores animados por painéis azulejares historiados monócromos, se apresentam rasgadas por arcaria de volta perfeita e com ângulos em chanfro. Contiguamente às galerias distribuem-se, do lado NO. e NE., compartimentos de planta rectangular, alguns deles animados por silhar de azulejos pombalinos ou rococó. O espaço de recolhimento apresenta-se delimitado do lado NE., por corredor longitudinal que, interliga o vestíbulo com o piso superior através de lanço de escadas, de guarda em cantaria parcialmente animada por lambril azulejar análogo ao do vestíbulo. No piso superior *1 existência de painéis de azulejo característicos do período pombalino, na cozinha.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos.
Observações
*1 DOF: Zona Especial de Proteção conjunta aos imóveis: Museu Nacional de Arte Antiga, Igreja de São Francisco de Paula, Túmulo da rainha D. Maria Vitória, Palácio do conde de Óbidos, Chafariz das Janelas Verdes, Teatro da Casa da Comédia, Edifício da rua das Janelas Verdes n.º 78 - 78, Cinema Cinearte, Chafariz da Esperança, Convento das Trinas, Casa de António Sérgio, Palacete do viscondes e condes dos Olivais e da Penha Longa, Troço do do Aqueduto das Águas Livres, Abadia de Nossa Senhora da Nazaré do Mocambo. *2 - remodelado e ocupado por um infantário (pelo Plano Director Municipal é conhecido pelo Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa).