Igreja paroquial maneirista e barroca, com planimetria ainda goticizante à qual os elementos de suporte, como colunas e arcos, e o tratamento volumétrico e espacial vêm conferir um carácter já renascimental. Fachada-torre, formando inferiormente nártex. Altar do Evangelho dentro do vocabulário maneirista. Talha e azulejos do período Barroco. A galilé é atribuída, pela maioria dos autores a João de Castilho.
Planta longitudinal composta de 3 naves de 6 tramos cada; volumes articulados. Naves laterais com cobertura em telhado de 1 água, ligeiramente mais baixas, e a nave central, com cobertura em telhado de 2 águas. Exterior: fachada principal constituída por uma torre sineira de 3 registos sendo o inferior rasgado por galilé de 3 arcos de volta perfeita assentes em colunas jónicas; no 2º registo nicho em baldaquino assente no friso e grande janelão rectangular de molduras sucessivamente reetrantes; no registo superior janelões sineiros e pequena empena triangular ladeada de 2 pináculos. Em plano recuado ao da torre os panos dos muros das naves laterais. INTERIOR: arcos de volta perfeita sobre colunas com capitéis jónicos; no eixo dos arcos janelas de clerestório; o primeiro tramo das naves é absorvido por parede constituindo coro-alto; no muro posterior os arcos descarregam em capitéis assentes em mísulas. Tecto de madeira de 1 água nas naves laterais e de 3 águas na nave central. Capela-mor abóbada de nervuras tendo nas chaves a cruz de Cristo e o escudo das quinas. Arco triunfal de volta perfeita.
Materiais
Estrutura: Reboco de cal no exterior dos muros; cornijas, frisos, molduras, cunhais, mísulas e arcos, de cantaria. Cobertura: telha portuguesa e românica assente em vigamento de betão armado e madeira. Pavimentos: Tijoleira e lajedo de cantaria. Revestimentos: talha, azulejos, pinturas murais.
Observações