Capela de construção seiscentista com planta simples, provavelmente ampliada no início do séc. 19, criando uma nave e capela-mor, esta mais estreita e da mesma altura, ambas de carácter vernáculo, interiormente com tetos de madeira e iluminação axial e bilateral. Fachadas em cantaria aparente, com cunhais apilastrados coroados por pináculos piramidais, com fachada principal terminada em empena e rasgada por portal de verga reta, entre duas janelas e encimada por óculo circular, todos moldurados e, possivelmente, datadas de inícios do séc. 19. As fachadas laterais têm vários elementos eruditos, nomeadamente as pilastras toscanas dos cunhais e as molduras das janelas da lateral direita, em capialço e de pequeno recorte curvo nos ângulos e saliência interior; são rasgadas na nave por porta travessa, retilínea. A fachada posterior é cega e termina em empena. Os pináculos terminados em bola sobre os cunhais da fachada principal são mais antigos que os restantes, sendo possivelmente da primitiva capela. Interior com coro-alto de madeira, púlpito no lado do Evangelho, de bacia circular, dois retábulos laterais de planta reta e um eixo, e o das Almas, de feitura recente, é em revivalismo neobarroco integrando painel pintado sobre madeira do antigo retábulo, já muito repintado, e o lateral da Epístola é neoclássico, mas possui ainda elementos tardo-barrocos. O retábulo-mor, de planta reta e três eixos, é neoclássico, está muito repintado, e apresenta a ladear a tribuna central dois nichos envidraçados. Realça-se no vão da capela-mor os restos de pinturas murais, de finais do séc. 18 / inícios do 19.
Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, mais estreita e da mesma altura, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia rectangular e sineira. Volumes articulados com coberturas diferenciadas, em telhados de duas águas na capela e de uma na sacristia. Fachadas em cantaria, com aparelho de fiadas regulares, com pilastras toscanas nos cunhais, coroados por pináculos piramidais, os da fachada principal terminados em bola, sobre plintos paralelepipédicos, e terminadas em cornija. Fachada principal virada a S., terminada em empena, coroada por cruz latina trevada, em ferro, vazada, sobre acrotério, e rasgada por portal de verga recta, de moldura saliente e com leve recorte lateral, entre duas janelas igualmente de moldura recortada, de ângulos mais salientes, gradeadas, e encimado por óculo circular, gradeado e moldura de linhas côncavas e convexas. Fachadas laterais com cornija sobreposta por beirado simples, a lateral esquerda com porta travessa de verga recta e uma outra sobrelevada de acesso ao púlpito, precedida por escadas de pedra; sacristia com porta de verga recta, moldurada a S. e campanário, rectangular, de estrutura maciça alteada, e interrompendo a cornija da nave, terminado em cornija sobreposta por sineira de uma ventana, em arco de volta perfeita sobre pilares, igualmente terminada em cornija, coroadda por pináculos piramidais com bola e acrotério central; na fachada lateral direita rasga-se, na nave porta travessa de verga recta, entaipada, e janela de capilaço, de ângulos recortados e formando saliência na moldura, e, na capela-mor, uma outra igual. Fachada posterior cega, possuindo descentrada lápide rectangular, moldurada inscrita, e terminada em empena, coroada por plinto já sem cruz, e sacristia rasgada por janela rectangular de capialço. INTERIOR com paredes em cantaria aparente, com juntas cimentadas, pavimento em lajes de granito e tecto de madeira envernizada, formando caixotões sobre lambril igual assente em cornija de cantaria. Nave com coro-alto de madeira envernizada, assente em seis mísulas de cantaria, com guarda em balaustrada do mesmo material, prolongando-se no lado do Evangelho e num plano mais baixo, até ao púlpito, formando tribuna, assente em duas consolas de cantaria, acedida pelo exterior; o púlpito tem bacia circular em cantaria, sobre mísula, ambos com guarda igual à do coro. No sub-coro, existe do lado do Evangelho vão rectilíneo, correspondente a antiga porta, actualmente cega; a porta travessa é ladeada por pia de água benta cilíndrica e, junto ao arco triunfal, abre-se vão em arco de volta perfeita formando altar com imagem. No lado da Epístola, dispõem-se dois retábulos de talha policroma e dourada, de planta recta e um eixo, o disposto junto ao arco triunfal dedicado às Almas e com painel pintado representando as Almas a serem resgatadas. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras toscanas, com fecho saliente, possuindo teia de madeira. Na capela-mor, abre-se, do lado do Evangelho, arcosólio, em arco de volta perfeita sobre pilastras toscanas, ambos com vestígios de pintura mural, representando grinaldas, motivos fitomórficos, puttis e laçarias; no lado oposto possui janela encimada por sanefa de talha policroma e dourada. Retábulo-mor em talha policroma e com marmoreados fingidos a bege, de planta recta e três eixos definidos por duas pilastras de capitel canelado tendo fronteiro colunas de fuste liso e terço inferior marcado por anel de motivos fitomórficos, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, os inferiores mais altos e ornados de elementos vegetalistas e os superiores lisos e baixos, e de capitéis coríntios, coroados por urnas. No eixo central abre-se tribuna, em arco de volta perfeita, moldurado, interiormente pintada de azul celeste e albergando trono composto por seis degraus rectangulares, frontalmente decorados com grinaldas e elementos fitomórficos enrolados; nos eixos laterais, sobre as portas de acesso à tribuna, em arco de volta perfeita com cartela recortada no fecho, abre-se nicho envidraçado, de perfil curvo envolvido por moldura recortada com acantos no fecho, interiormente pintados de azul e albergando imaginária; ático em espaldar com aletas e elementos fitomórficos laterais, terminado em frontão triangular com fecho saliente; banco de apainelados decorados por motivos fitomórficos enrolados. Altar tipo urna possuindo o frontal decorado com motivos fitomórficos. Sacrário tipo templete, terminado em cornija e frontão de volutas interrompido por acantos, tendo a porta pintada com cruz sobre globo. Na sacristia, armário embutido e lavabo de espaldar rectangular liso, encimado por reservatório formando nicho em arco de volta perfeita e bacia semicircular a formar pingente inferior.
Materiais
Estrutura de cantaria de granito; portas de madeira pintada; tecto, lambril e guarda do coro-alto e púlpito em madeira envernizada; retábulos de talha policroma e dourada; pinturas murais; grades de ferro; pavimento em lajes de granito; cobertura de telha.
Observações
O topónimo da freguesia advém da sua situação geográfica, visto ser rodeada por serras e quando avistada do Alto do Castro parecer uma cova. Segundo informações locais, a capela teve, em data incerta, o orago de Nossa Senhora da Piedade, mas em consequência de uma doença de alguma dimensão na povoação, a sua invocação foi mudada para Nossa Senhora da Saúde.