Portal de Cidadania

Castro de Sapelos

Castro de Sapelos

O ponto de interesse Castro de Sapelos encontra-se localizado na freguesia de Sapiãos no municipio de Boticas e no distrito de Vila Real.

Aglomerado proto-urbano. Povoado fortificado da Idade do Ferro, composto por duas linhas de muralha, a disposta superiormente de planta oval irregular, articuladas com cinco fossos. Teve ocupação romana na proximidade do povoado e não no interior dos seus limites amuralhados.

É composto por duas linhas de muralha, construídas em alvenaria de granito. A primeira linha, de planta oval irregular, que delimita toda a plataforma superior do povoado e remata nos afloramentos de quartzo existentes, tem uma largura entre os 3,40 m e os 3,50 m nos troços melhor conservados. A segunda linha de muralha, que se desenvolve pela vertente noroeste a cerca de 15 metros da primeira, surge encaixada entre fossos, com vestígios descontínuos que delimitam uma plataforma inferior, assentando no limite superior do fosso principal numa extensão de cerca de 60 m e 2,50 m de largura. O seu arranque parece ter sido cortado pela abertura de uma ramificação do fosso que encosta à primeira linha de muralha, a qual remata nos afloramentos de quartzo orientados a poente. Apresenta um fosso principal, de maior dimensão, circundando toda a primeira plataforma, e cinco ramificações de fossos todos interligados, mas de dimensões mais reduzidas quanto à largura e profundidade. A relação entre os fossos é visível especialmente na encosta do povoado virado ao vale, com ramificações que definem oito plataformas de diferentes dimensões, nas quais existem vestígios de estruturas habitacionais e defensivas. Registam-se três zonas por onde se poderia fazer o acesso ao povoado: duas abertas na muralha superior, diretamente para o fosso principal, e uma terceira que funciona como uma espécie de passadiço em terra, que preenche o fosso principal permitindo a passagem para a segunda plataforma.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito.

Observações

EM ESTUDO