Capela de nave única com volumes articulados; apresenta a capela-mor mais elevada; fachada principal com loggia-nártex. Interior de paredes revestidas por azulejos, formando alguns painéis alusivos à vida do orago.
Planimetria longitudinal de nave única volumes articulados da capela-mor mais elevada, do campanário e da loggia-nártex; massas dispostas na horizontal. Fachada principal precedida por falso nártex de planta quadrangular de pilares simples sobre muro corrido formando dois vãos rectangulares por banda e outros dois ladeando a entrada; empena triangular à qual se adossa prolongando a vertente esquerda o campanário sobre contraforte triangular; fachadas laterais de pano único sendo a direita rasgada por simples janela rectangular; capela-mor quadrangular mais alta e larga que a nave com forte embasamento chanfrado a todo o correr das três faces e com janelas de iluminação aos lados, quadradas. INTERIOR: endonártex de 3 vãos quadrangulares abrindo para a nave sendo o central de maior altura. Muros revestidos a azulejos de padrão no silhar e de tapete até ao tecto com tarjas formando painéis. Cobertura de madeira de 3 águas. Arco triunfal de volta perfeita, acede à capela-mor feito por 3 degraus. Ousia revestida azulejos do mesmo tipo da nave, cobertura em abóbada de aresta com nervuras de cantaria, fortalecida por tirantes de ferro; pilastras caneladas de ângulo suportando a descarga da abóbada. Dois altares, ladeando o retábulo-mor, de pilastras caneladas e arquitravados.
Materiais
Estruturas: muros de alvenaria, arcos de cantaria; coberturas: interiores de madeiras; exteriores de telha. Revestimentos: interior de azulejos, exterior de reboco caiado.
Observações