Arquitetura de comunicações, medieval. Ponte medieval comprida e estreita com tabuleiro plano sobre arcos quebrados e plenos, com olhais nos fortes pegões e cujo protótipo regional se encontra em Ponte de Lima. A irregularidade das dimensões e da forma dos seus numerosos arcos e contrafortes talvez tenha sido ocasionada por grande número de reparações parciais.
Ponte comprida (c. 150 m) e estreita (2,8 m) de tabuleiro horizontal com duas rampas de acesso. Os quatro arcos sob a secção horizontal do tabuleiro são quebrados e a parte alta dos três pegões que os separam têm olhais. Os restantes arcos, em número de dez, tem dimensões e forma desiguais. Apresenta sistematicamente contrafortes com talhamares triangulares e talhantes rectangulares. O tabuleiro é protegido por baixo parapeito de granito.
Materiais
Granito, betão.
Observações
A estrada com origem em Braga que passava o rio Cávado na Ponte do Porto, ia a Amares, onde existiu uma albergaria (ALMEIDA 1973 / Mapa), bifurcando em seguida para seguir o trajecto da Geira, a E., ou continuar para N., passando o rio Homem na Ponte de Caldelas / Rodas, em direcção a Ponte da Barca. A passagem no Cávado antes da construção da Ponte do Porto deveria fazer-se mais para O. entre Ribeiro e Lago (ALMEIDA 1968 / 197 e SILVA 1958 - 59 / I, 137).