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Igreja de São Sebastião

Igreja de São Sebastião

O ponto de interesse Igreja de São Sebastião encontra-se localizado na freguesia de Sarnadas de Ródão no municipio de Vila Velha de Ródão e no distrito de Castelo Branco.

Igreja paroquial de provável construção seiscentista, de que subsiste a estrutura, a torre sineira, alterada por obras no séc. 18, com a feitura do retábulo-mor, no início do 19, com a reforma dos vãos, e na segunda metade do séc. 20, data em que o interior foi reconstruído. É de planta retangular composta por nave, capela-mor, anexo, sacristia e torre sineira adossadas ao lado direito, com coberturas interiores diferenciadas com vigotas de betão, a da nave em masseira e a capela-mor com duas abas, iluminada uniformemente por janelas rasgadas nas fachadas laterais, com modinaturas distintas, revelando diferentes datas de construção. Fachada principal rematada em empena, rasgada por vãos em eixo, composto por portal axial em arco abatido e por janela de sacada com o mesmo perfil. Torre sineira de dois registos, definidos por vãos retilíneos e ventanas de volta perfeita, coberta por coruchéu piramidal. Fachadas laterais rasgadas por portas travessas em arcos abatidos. Interior com coro-alto, batistério, desativado pela deslocação da pia para junto do arco triunfal, e púlpito no lado do Evangelho. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas e, na capela-mor, retábulo-mor de madeira, integrando fragmentos de talha pintada e dourada, de uma antiga estrutura do barroco inicial, vulgarmente definido por barroco nacional. Mantém pavimento em lajeado.

Planta poligonal regular, composta por nave, com corpo adossado ao lado esquerdo, capela-mor, sacristia e torre sineira adossadas ao lado direito, de volumes articulados e escalonados, tendo coberturas diferenciadas, em telhados de duas águas, que se prolongam sobre os anexos, rematadas em beiradas simples, sendo em coruchéu piramidal, rebocado e pintado, sobre a torre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixas pintadas de cinza, rematadas em frisos rebocados e pintados de branco. Fachada principal virada a ocidente, rematada em empena, com friso, cornija e cruz latina no vértice, que se prolonga para ambos os lados, o do lado esquerdo, ainda com friso e cornija, formando os dois registos da torre sineira. É rasgada por portal em arco abatido e moldura recortada, encimado por janela de sacada, com bacia e cantaria e guarda em ferro forjado pintado de preto, para onde abre janela em arco abatido, encimada por pequeno friso. No lado direito, a torre sineira de dois registos, o inferior com duas janelas quadrangulares com molduras de cantaria, e o superior com quatro sineiras de volta perfeita, tendo, na face sul, maciço em cantaria para receber o mostrador do relógio. Fachada lateral esquerda rasgada por porta travessa em arco abatido e duas janelas, uma no corpo da nave, retilíneas e de moldura recortada, e outra no da capela-mor, retilínea. O corpo adossado à nave evolui em dois pisos, o inferior com porta e os superiores com janelas. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa de perfil abatido e pequeno friso, encimado por falso frontão triangular, almofadado e embutido no muro; tem janela retilínea e de moldura recortada no corpo da nave. O corpo da sacristia está rasgado por porta de verga reta e moldura simples, ladeado por janelas, a do lado esquerdo jacente, ambas protegidas por grades em ferro. Fachada posterior rematada em empena cega, tendo, no lado esquerdo, o corpo da sacristia, levemente recuado e em meia-empena. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco, as da nave percorridas por silhares de azulejo de padrão azul e branco, de colocação recente, com cobertura em masseira, interrompida por vigotas de betão, tudo rebocado e pintado de branco, e pavimento em lajeado. Coro-alto em betão e guarda metálica, assente em duas colunas de cantaria de granito, da ordem toscana e assentes em plintos facetados, com acesso pelo corpo anexo, que liga também à sineira. O portal axial está protegido por guarda-vento em alvenaria, madeira e vidro. No lado do Evangelho, no sub-coro, o antigo batistério, com acesso por arco de volta perfeita, protegido por teia de madeira. Ainda do mesmo lado, o púlpito com bacia em cantaria, assente em modilhão e guarda metálica, tendo acesso pelo corpo anexo, através de porta retilínea. Presbitério levemente elevado, com a mesa de altar em cantaria de granito, ladeada pelo ambão e pia batismal, em cantaria. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, encimado por florão dourado. Capela-mor com cobertura em duas abas, rebocadas e pintadas, tendo, na parede testeira, o retábulo-mor, de talha pintada de bege e integrando elementos de talha pintada de branco e dourado, com corpo reto e três eixos definidos por quatro colunas torsas, ornadas por pâmpanos e assentes em consolas, de onde evoluem dois fragmentos de arquivolta exterior e a arquivolta interior, com aduelas salientes equidistantes. Estes formam o remate, que centra espaldar de estrutura distinta, recortado e com profusão de volutas. Ao centro, tribuna de volta perfeita, com o interior coberto a caixotões de talha, contendo trono de três degraus. Cada um dos eixos laterais possui mísulas, que sustentam imaginária, enquadrada por apainelados em ângulo. O banco é simples, encimado por sacrário embutido na estrutura, rodeado por volutas e encimado por fragmentos de cornija, com a porta ornada por cálice, ladeado por apainelados de acantos.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada, com coberturas em vigotas de betão; modinaturas, bacias da sacada e do púlpito, pia batismal, cruz, colunas do coro-alto, mesa de altar, ambão, mísulas e pavimento em cantaria de granito; mobiliário e portas em madeira; guarda do coro-alto e púlpito e grades das janelas em metal; guarda-vento em alvenaria, madeira e vidro; silhares de azulejo industrial; retábulo de madeira, com elementos em talha pintada e dourada; coberturas em telha cerâmica.

Observações