Capela alpendrada maneirista, de planta retangular, com nave única preceida por alpendre. Fachada principal em empena truncada por sineira. Interior com retábulo de talha maneirista, com um esquema arquitectónico baseado nos portais da tratadística de Vignola.
Planta longitudinal, composta por alpendre e nave única, rectangulares, adossados em eixo. Volumes escalonados de dominante horizontal com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas. Alpendre sustentado por duas mísulas de pedra e dois pilares, de cimento pintados a imitar pedra, com os dois terços superiores de ângulos chanfrados. Pavimento em calçada, constituído pelo passeio da rua, e tecto de madeira envernizada. Fachadas em alvenaria de granito, com aparelho em fiadas irregulares, rematadas por cornija sob beiral, com os topos em empena, com pináculos constituídos por esferas sobre plintos emoldurados, com almofadas decoradas com losangos. Fachada principal orientada, em empena truncada por sineira, em arco pleno, ornamentada por volutas e coroada por cruz latina, de secção quadrangular, rasgada por portal de verga recta com chanfro. Fachada lateral N. cega. Fachada lateral S. rasgada por janela rectangular jacente, em capialço. Fachada posterior cega, com cruz latina, de secção quadrangular, sobre acrotério, na empena. INTERIOR com paredes em alvenaria de granito, tecto em masseira de madeira envernizada e pavimento em tijoleira. A ladear o portal, pias de água benta. Do lado da Epístola, sob uma janela em capialço, rasga-se nicho. Parede testeira com retábulo-mor de talha policroma a branco, dourado e azul, de planta recta, com três eixos, rematado por entablamento encimado por ático com tabela rectangular circunscrita por quarteirões, sobrepujada por frontão curvo. Eixo central com peanha para imagem. Eixos laterais com duas tábuas pintadas representando São Francisco, do lado da Epístola e a Virgem, do lado oposto, enquadradas por quarteirões e colunas compósitas, com o fuste decorado por estrias espiraladas e o terço inferior demarcado por acantos e flores.
Materiais
Estrutura, elementos decorativos e pias de água benta, em granito; pilares que sustentam o alpendre, em cimento; porta, retábulo e tectos, em madeira; pavimento da nave em tijoleira; cobertura exterior em telha de aba e canudo.
Observações