Portal de Cidadania

Escola Primária de Real

Escola Primária de Real

O ponto de interesse Escola Primária de Real encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Real no municipio de Braga e no distrito de Braga.

Arquitetura educativa, do séc. 20. Escola do Plano dos Centenários, de quatro salas de aula gémeas, para dois sexos, seguindo o modelo tipo Minho-granito, material visível nas molduras dos vãos, nembos e outros elementos. Edifício de planta rectangular simples, com quatro salas de aula rectangulares, viradas a S., iluminadas por amplos vãos, tendo, nos topos, vestíbulos, que acedem aos sanitários na fachada posterior, onde surge alpendre, suportado por pilares, e de onde partem as escadas de acesso ao piso superior. No interior, as salas de aula conservam o arranjo frontal, com iluminação dominante unilateral da esquerda e impossibilidade de visualizar o exterior em posição sentada, com quadro no topo.

Planta rectangular com massa horizontal, com coberturas em telhados de quatro águas. Fachadas percorridas por embasamento em lajes de cantaria, possuindo, na principal e posterior, frestas de arejamento, e rematadas em cornija de betão e beirada simples. Fachada principal virada a N., com três panos, o central rasgado por cinco vãos, os laterais rasgados por portal em arco de volta perfeita, de aduelas largas e moldura exterior saliente, com acesso por três degraus ladeados por vaseiras de cantaria paralelepipédicas; no segundo piso, é encimado por vão estreito com perfil em arco de volta perfeita e moldura côncava de cantaria e no pano central rasgam-se cinco amplos vãos rectangulares, de igual dimensão, com caixilharia formando quadrícula. As fachadas laterais são semelhantes, em empenas rectas cegas. A fachada posterior é rasgada, nos extremos, por duas portas, de verga recta, de acesso aos sanitários e aos vestíbulos. INTERIOR com paredes rebocadas e pintados de branco e tectos planos, os vestíbulos com escadas de dois lanços de acesso ao piso superior e as salas de aula tendo, nas paredes, os quadros de lousa.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; embasamento exterior, nembo e molduras dos vãos em granito; peitoris, pilares e mísula do mastro em cantaria de granito;, lápide em mármore; portas e caixilharia da fachada principal em alumínio; janelas de vidro simples; cobertura em telha; quadro de ardósia; mastro em ferro.

Observações