Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Escola Primária da Torreira

Escola Primária da Torreira

O ponto de interesse Escola Primária da Torreira encontra-se localizado na freguesia de Fregim no municipio de Amarante e no distrito de Porto.

Arquitetura educativa, do século 20. Escola primária construída na primeira Fase do Plano dos Centenários, do projeto-tipo Douro-granito, remodelado a partir dos "Projetos Regionalizados" do arquiteto Rogério de Azevedo, solução visível no tratamento das molduras dos portais e das janelas, construída inicialmente com duas salas gémeas e posteriormente ampliada com mais seis salas. Apresenta planta retangular, regular, rasgada por amplos vãos e acedida por portais em arco de volta perfeita, com moldura larga e percorrida por rebordo, assente sobre plintos volutados. Na fachada posterior, desenvolve-se o recreio, com cobertura assente em pilares, integrando instalações sanitárias sob alpendre. No interior vestíbulos distribuem o acesso às salas de aula do primeiro piso, através de portas de verga reta, às escadas de acedem às salas do piso superior e aos sanitários e recreio, na fachada posterior.

Edifício de planta retangular, desenvolvido em dois pisos, com oito salas de aula, quatro em cada piso, antecedidas por vestíbulos, escadas de acesso às salas do piso superior, sanitários e alpendres. Massa horizontal, de volumes escalonados, com com coberturas diferenciadas em telhado de duas águas sobre as salas de aula e uma nos alpendres. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria e rematadas por cornija de betão sobreposta por beirada simples. Fachada principal orientada a S., marcada por três panos definidos por portais em arco de volta perfeita, com moldura de granito constituída por aduelas largas, percorrida por rebordo exterior saliente, assente na zona inferior sobre plintos volutados, antecedidos por escadas de três degraus de cantaria. É rasgada simetricamente por oito composições de três vãos, de verga reta, simples, de igual dimensão, com janelas formando quadrícula, correspondendo cada composição a uma sala de aula. Do conjunto dos vãos diferenciam-se os vãos do primeiro piso, do pano central, cujo tratamento, juntamente com as portas, denuncia a primeira fase de construção, sendo estes envolvidos por moldura reta de cantaria e intercalados por nembos formados por silhares também de cantaria, enquanto os restantes apresentam apenas peitoril de granito. Fachadas laterais cegas, rematadas em cornija irregular de betão. A fachada posterior é marcada por três corpos avançados, dois laterais e um central, que intercalam dois alpendres. É rasgada por duas janelas, uma em cada piso, semelhantes aos da fachada principal, nos corpos laterais e porta e duas janelas no copo central. Alpendres de volumetria inferior, assentes sobre colunas de granito, integrando sanitários, rasgados por portas de verga reta e pequenas janelas de arejamento. INTERIOR rebocado e pintado de branco, tetos em estuque e pavimentos de madeiras nas salas de aula, e mosaico nos vestíbulos e escadas. Os vestíbulos distribuem o acesso às salas de aula do primeiro piso, através de portas de verga reta, às escadas de acedem às salas do piso superior e aos sanitários e recreio, na fachada posterior.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; placa de betão; molduras dos portais e vãos mais antigos, embasamento, deraus, mísula, escadas e outros elementos em cantaria de granito; portas caixilarias em madeira; janelas e portas com vidros simples; pavimentos de madeira e mosaico; mastro da bandeira em ferro; cobertura exterior em telha.

Observações

EM ESTUDO.